14 de abril de 2025
  • :
  • :

Bahia é destaque no Fórum Brasileiro de Lideranças em Energia

Bahia é destaque no Fórum Brasileiro de Lideranças em Energia

Destaque internacional, a Bahia consolidou-se como polo de atração mundial em energia renovável e novas oportunidades de negócios. Foi essa conjuntura que levou o estado a ser um dos convidados para participar da abertura e do painel: O Nordeste como maior polo de investimento do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), nesta quinta-feira (10), no segundo dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia 2025, no Rio de Janeiro. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, lembrou a importância do estado, como o 5° gerador nacional de energia elétrica com grande diversificação de sua matriz energética, com mais de 99% dessa energia oriunda de fontes renováveis no ano de 2024, conforme dados da Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE,2025).

“Lideramos a geração eólica, que responde por 35% do setor, e somos um dos maiores despachantes pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Somos líderes, mas temos gargalos e hoje aqui, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, trouxe esperança para nós ao anunciar que o texto da proposta de reforma do setor elétrico irá para Casa Civil ainda este mês. Nós acreditamos que é necessário que seja feita as medidas de segurança jurídica, mas acima de tudo nós precisamos cuidar das pessoas, que há séculos vivem no semiárido e que ainda hoje estão ali, agora mesmo, nesse momento, na eminência da grande seca.”, afirmou Angelo Almeida.

Infraestrutura

A Bahia desempenha ainda um papel estratégico na infraestrutura de transmissão de energia nacional, sendo o grande ramal de ligação entre o parque gerador do Nordeste e a região Sudeste, onde ocorre o maior consumo, por isso, contemplada em 9 dos 31 lotes de linhas de transmissão leiloados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2023 e 2024, representado mais de cinco mil quilômetros de novas linhas, cortando o estado e cinco novas subestações de 500KV (quilovolt), em um investimento estimado de R$ 15 bilhões, nos próximos cinco anos.

As novas linhas representam elevação da capacidade de escoamento de energia elétrica no médio prazo, com potencial de viabilizar inclusive novos empreendimentos de elevada carga, como data centers/IA e projetos de produção de hidrogênio verde e derivados, sendo assim também fator vital para e expansão das fontes eólica e fotovoltaica no estado.

O Governo do Estado da Bahia, por meio da SDE, no intuito de viabilizar os novos projetos de energias renováveis e reduzir os impactos econômicos por falta de escoamento, tem buscado diálogo com as empresas vencedoras dos leilões para antecipar a entrega das linhas de transmissão previstas para a Bahia. Inicialmente programadas para conclusão até 2029, essas obras são fundamentais para garantir a eficiência do sistema e impulsionar a transição energética no estado.

Foto: Raquel Lacerda/SDE




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *