Salvador recebeu, na quarta-feira (9), uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de apresentar propostas de requalificação e atrair investimentos para o Centro Histórico. A visita faz parte de uma iniciativa da Prefeitura para fortalecer a região como ponto de conexão entre cultura, turismo e identidade local, tornando-a mais atrativa tanto para moradores quanto para visitantes.
Uma das propostas é transformar a região da Barroquinha em um terminal turístico, com ponto de parada de ônibus, onde visitantes possam iniciar o percurso pela Rua do Couro, em contato direto com equipamentos culturais mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A comitiva foi recepcionada na escadaria principal da Rua do Couro pela vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, e pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Após o encontro, o grupo seguiu para apresentações culturais no Espaço Cultural da Barroquinha. O roteiro foi finalizado com um jantar no Café Nilda Spencer, no Espaço Couro Comeu Bistrô.
Valorização – “A gente está com a missão de valorizar o Centro Histórico, mas também de exaltar a força da nossa identidade e da nossa cultura. Esse espaço, por exemplo, que chamamos de Quarteirão das Artes, já é um lugar onde a arte e a cultura acontecem, mas ele precisa de melhorias, especialmente aqui na Rua do Couro, onde já temos ações promovidas pelo nosso próprio grupo”, afirmou Ana Paula Matos.
Ela destacou ainda o simbolismo do local, mencionando a importância da Igreja da Barroquinha como marco do surgimento do primeiro candomblé da Bahia, e reforçou a conexão entre a cultura afro-brasileira, o afroempreendedorismo e o projeto Salvador Capital Afro. “Essa visita vai mostrar o que pensamos para este local, o que já existe, e também um filme que vai ajudar a comitiva do BID a se encantar com o projeto, para que a gente possa ampliar ainda mais os investimentos”, concluiu.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, ressaltou o potencial da região como nova porta de entrada para o Centro Histórico. “A proposta da visita dessa comitiva do BID é justamente mostrar o potencial desse quarteirão como porta de entrada para o Centro Histórico. A gente já tem aqui uma série de equipamentos culturais — dois teatros, uma galeria, o pátio e o café, que faz parte da rede Boca de Brasa da Fundação”, afirmou.
Ainda segundo Guerreiro, o plano é transformar a Rua do Couro em uma rua cultural, com bares, lojas e espaços estruturados, tornando o local um ponto de encontro atrativo. “Essa é a proposta que estamos apresentando”, finalizou.