Nos primeiros 100 dias de gestão da Prefeitura de Lauro de Freitas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho e Renda (SEMDET) iniciou uma série de ações, sobretudo para reestruturar a pasta para impulsionar o crescimento do municÃpio, apesar dos desafios herdados da gestão anterior.
A SEMDET enfrentou um cenário crÃtico, com infraestruturas fÃsicas bastante deterioradas, na sede da antiga Secretaria, na Casa do Trabalhador e no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que apresentavam diversos problemas como infiltrações e até furto de cabos de ar-condicionado. Além da desorganização documental e a falta de diretrizes para a transição. Para superar esses obstáculos, a secretaria adotou medidas como a organização documental e a reestruturação da nova equipe.
Entre as principais ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias está o lançamento da marca “Viva Lauro”, que visa divulgar a criação de roteiros turÃsticos (Rotas de Lauro), a atualização cadastral no Mapa do Turismo Nacional e o portal turÃstico Viva Lauro. Na área de emprego e renda, a SEMDET promoveu a requalificação da Casa do Trabalhador e o Programa Portas Abertas, além da realização do primeiro Feirão de Emprego, que conectou candidatos a 500 vagas no mercado local.
No contexto da formação profissional, a Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está desenvolvendo um programa de capacitação e certificação profissional, chamado Lauro Capacita, com o objetivo de qualificar a mão de obra e impulsionar a geração de emprego e renda no municÃpio. O projeto idealizado pela SEMDET prevê a oferta inicial de nove cursos profissionalizantes, totalizando 225 vagas.
Outro destaque da pasta foi a realização do I Encontro de Economia Criativa e Solidária, que reuniu 47 empreendedores e estabeleceu um canal de diálogo entre o poder público e os profissionais do setor.
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) e da SEMDET, assinou ainda um Termo de Cooperação Técnica com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, com a presença da prefeita Débora Regis para otimizar o sistema de arrecadação municipal.
A parceria permitirá que a prefeitura inclua no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) os nomes de contribuintes com dÃvidas tributárias e não tributárias pendentes, sem custos para os cofres públicos. A medida visa aumentar a eficiência na cobrança de débitos, garantindo maior rigor na fiscalização e na recuperação de valores devidos ao municÃpio. O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de 24 meses.
Apesar das dificuldades iniciais, a SEMDET tem estabelecido bases sólidas para o desenvolvimento econômico e turÃstico de Lauro de Freitas. As ações já realizadas buscam não apenas resolver problemas estruturais, mas também posicionar o municÃpio como um destino atrativo para investidores e turistas.
Além disso, a SEMDET seguirá atuando em projetos de capacitação e fomento do trabalho, emprego e renda no municÃpio, por meio de polÃticas públicas alinhadas com as necessidades dos diversos setores da sociedade e da economia local de Lauro de Freitas.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF