15 de abril de 2025
  • :
  • :

Lauro avança em ações de desenvolvimento econômico nos primeiros 100 dias de gestão

Lauro avança em ações de desenvolvimento econômico nos primeiros 100 dias de gestão

Nos primeiros 100 dias de gestão da Prefeitura de Lauro de Freitas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho e Renda (SEMDET) iniciou uma série de ações, sobretudo para reestruturar a pasta para impulsionar o crescimento do município, apesar dos desafios herdados da gestão anterior.

A SEMDET enfrentou um cenário crítico, com infraestruturas físicas bastante deterioradas, na sede da antiga Secretaria, na Casa do Trabalhador e no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que apresentavam diversos problemas como infiltrações e até furto de cabos de ar-condicionado. Além da desorganização documental e a falta de diretrizes para a transição. Para superar esses obstáculos, a secretaria adotou medidas como a organização documental e a reestruturação da nova equipe.

Entre as principais ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias está o lançamento da marca “Viva Lauro”, que visa divulgar a criação de roteiros turísticos (Rotas de Lauro), a atualização cadastral no Mapa do Turismo Nacional e o portal turístico Viva Lauro. Na área de emprego e renda, a SEMDET promoveu a requalificação da Casa do Trabalhador e o Programa Portas Abertas, além da realização do primeiro Feirão de Emprego, que conectou candidatos a 500 vagas no mercado local.

No contexto da formação profissional, a Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está desenvolvendo um programa de capacitação e certificação profissional, chamado Lauro Capacita, com o objetivo de qualificar a mão de obra e impulsionar a geração de emprego e renda no município. O projeto idealizado pela SEMDET prevê a oferta inicial de nove cursos profissionalizantes, totalizando 225 vagas.

Outro destaque da pasta foi a realização do I Encontro de Economia Criativa e Solidária, que reuniu 47 empreendedores e estabeleceu um canal de diálogo entre o poder público e os profissionais do setor.

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) e da SEMDET, assinou ainda um Termo de Cooperação Técnica com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, com a presença da prefeita Débora Regis para otimizar o sistema de arrecadação municipal.

A parceria permitirá que a prefeitura inclua no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) os nomes de contribuintes com dívidas tributárias e não tributárias pendentes, sem custos para os cofres públicos. A medida visa aumentar a eficiência na cobrança de débitos, garantindo maior rigor na fiscalização e na recuperação de valores devidos ao município. O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de 24 meses.

Apesar das dificuldades iniciais, a SEMDET tem estabelecido bases sólidas para o desenvolvimento econômico e turístico de Lauro de Freitas. As ações já realizadas buscam não apenas resolver problemas estruturais, mas também posicionar o município como um destino atrativo para investidores e turistas.

Além disso, a SEMDET seguirá atuando em projetos de capacitação e fomento do trabalho, emprego e renda no município, por meio de políticas públicas alinhadas com as necessidades dos diversos setores da sociedade e da economia local de Lauro de Freitas.

Foto: Tiago Pacheco/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *