O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) defendeu, nesta terça-feira (22), a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Salvador para investigar as irregularidades nas obras do VLT do Subúrbio. Durante discurso no plenário, Tinoco criticou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) por comemorar o avanço de apenas 18% da obra, após mais de uma década de promessas e mudanças no projeto.
“O que deveria ser motivo de vergonha, o governador transformou em comemoração. Depois de 11 anos, o que temos é uma obra inacabada, contratos sob suspeita e R$ 57 milhões de dinheiro público desperdiçados”, afirmou Tinoco.
O vereador relembrou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Contas identificaram 14 irregularidades no processo, incluindo ausência de autorização legislativa, falta de audiências públicas e aditivos de valor sem justificativas técnicas. Tinoco também lembrou que, em 2018, o governo estadual alterou o projeto de VLT para monotrilho sem consulta à sociedade.
Para o vereador, a instalação de uma CEI é fundamental para esclarecer responsabilidades e proteger o interesse público. “Ao acobertar os erros de Rui Costa, de Jaques Wagner e de todos os que o antecederam, ele comete prevaricação. Está protegendo irregularidades graves com o dinheiro do povo. Então, por que não instaurarmos aqui uma CEI para investigar o escândalo do VLT?”, questionou.
Segundo Tinoco, a população de Salvador e do Subúrbio Ferroviário merece respostas. “Não podemos permitir que erros, omissões e má gestão continuem sendo varridos para debaixo do tapete. É preciso transparência, responsabilidade e respeito com o dinheiro do povo”, completou.
Foto: Divulgação