A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) participou nesta sexta-feira (25) de uma audiência pública para debater soluções para mitigar os efeitos da seca na região de Irecê. O encontro ocorreu em Irecê, durante a 24ª edição da Expoagri e foi promovido em conjunto pelo colegiado de Agricultura e pela Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais da Câmara dos Deputados.
A audiência teve a participação de deputados federais e estaduais, integrantes do governo do estado e de entidades do setor agropecuário, prefeitos e vereadores de municípios da região e de produtores rurais e representantes da sociedade civil, que estão sofrendo com os impactos da estiagem, considerada a pior dos últimos anos.
A audiência debateu a ampliação de cisternas e adutoras, a ação de novas técnicas para irrigação, além de políticas públicas voltadas para a convivência sustentável com o semiárido. Prefeitos, vereadores, lideranças da região, produtores e representantes sociedade civil cobraram celeridade e efetividade das ações para garantir o acesso à água e mitigar os efeitos da seca, que afeta gravemente a safra agrícola e a sobrevivência de animais.
O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da Comissão de Agricultura da ALBA, ressaltou a necessidade de se apresentar ações concretas. “Debater é fundamental, e essa audiência pública é muito importante para que possamos buscar soluções. Contudo, precisamos de resolutividade, precisamos que as ações cheguem na ponta, na população, nos produtores, que são quem mais sofrem com a seca”, declarou.
O deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD), vice-presidente da Comissão de Agricultura, fez um apelo pelo subsídio do governo federal para a saca de milho para alimentar o rebanho. “O produtor não pode pagar 90 reais por uma saca de milho. Isso tem que ser subsidiado”, disse.
Rodrigues destacou o caráter resolutivo da comissão, citou a luta pela outorga d’água e fez um relato sobre as graves consequências da seca. “Perdemos mais de 200 mil hectares de milho. Plantamos em novembro, perdemos. Plantamos em janeiro, perdemos. A irrigação da região vai reduzir mais de 70% por causa da água. O desemprego está chegando, é um momento em que estamos pedindo socorro do governo federal, do governo o estado”, frisou.
O deputado federal Leo Prates (PDT), presidente da Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais da Câmara dos Deputados, ressaltou que o Congresso debate propostas para destinar recursos para apoio e prevenção a calamidades climáticas. Uma delas é relacionada à proposta que trata das apostas esportivas, em que parte da arrecadação vai para esta área.
“Isso dará um suporte para diversas ações. Na pandemia, nos unimos e nos tornamos referência no país. Quero tranquilizar o produtor rural que nós estamos unidos para ajudar na mitigação da seca na região de Irecê. Aqui, o nosso partido será o produtor rural”, declarou.
Foto: Divulgação