A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica disse que estava trabalhando com as empresas de energia para restaurar a energia depois que grande parte da Espanha e de Portugal foi atingida por um apagão nesta segunda-feira (28).
A E-Redes, uma empresa espanhola de monitoramento da rede elétrica, afirmou em comunicado que estava trabalhando para restabelecer a conexão em fases.
“Esse é um problema europeu mais amplo”, acrescentou.
As estações de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri estava sendo esvaziada. Havia engarrafamentos no centro da cidade de Madri, pois os semáforos pararam de funcionar, segundo a emissora de rádio Cader Ser.
A polÃcia portuguesa informou que os semáforos foram afetados em todo o paÃs, o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto e os trens não estavam funcionando.
Comissão Europeia
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, disse nesta segunda-feira (28) ainda não existirem provas de ciberataque no corte maciço no abastecimento elétrico na PenÃnsula Ibérica, reconhecendo porém uma “das maiores falhas no sistema” na União Europeia (UE).
“Não estamos descartando nada de momento, mas não há provas de qualquer tipo de problema de cibersegurança. Estamos atentos a tudo e a principal prioridade é, obviamente, restaurar o sistema elétrico e avaliar e compreender o que aconteceu”, declarou a responsável na Comissão Europeia pela pasta de Transição Limpa, Justa e Competitiva à imprensa em Bruxelas.
Segundo Teresa Ribera, essa foi “uma das maiores falhas no sistema elétrico ocorridas nos últimos anos” na UE.
A executiva disse estar acompanhando o que está acontecendo e em “estreito contato com as autoridades espanholas e portuguesas, bem como com os diferentes serviços da comissão”, numa situação que, segundo disse, só afeta a PenÃnsula Ibérica e, talvez por arrasto, uma pequena parte do sul da França.
“Por enquanto, o que posso dizer é que temos de ser prudentes e pacientes para que o sistema possa ser restabelecido o mais rapidamente possÃvel”, disse.
De acordo com Teresa Ribera, “no caso de Portugal, [as autoridades nacionais] desligaram o seu sistema elétrico do sistema espanhol para o poderem recuperar pouco a pouco”.
As declarações de Ribera surgem depois de a Comissão Europeia ter indicado estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na PenÃnsula Ibérica.
“Estamos em contato com as autoridades nacionais de Portugal e Espanha, bem como com a ENTSO-E [Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade] para compreender a causa subjacente e o impacto da situação”, disse fonte oficial do executivo comunitário.
Foto: Reprodução