O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) reforçou o apelo por uma força-tarefa envolvendo os governos federal e estadual, além de todos os entes responsáveis, para garantir o avanço das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Porto Sul no estado. Durante audiência pública realizada na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), hoje (29/04), Tavares ressaltou a importância da retomada das obras para a geração de emprego e renda e o crescimento econômico do estado.
Tavares ressaltou a participação do presidente da Bahia Mineração (Bamin), Eduardo Ledsham, na audiência e destacou como positiva a confirmação de que não haverá mudanças no traçado da ferrovia no sul do estado, mas enfatizou a preocupação com a questão do aporte financeiro para a execução das obras. “É uma boa notícia de que não haverá mudanças no traçado, algo que impactava bastante, mas precisamos de mais. O que me preocupa é a indefinição sobre o cronograma e a equação financeira da obra. Quanto tempo mais a população terá que esperar?”, questionou.
O parlamentar chamou atenção para a expectativa gerada em torno da FIOL e do Porto Sul. Segundo ele, há um sentimento de ansiedade crescente entre os moradores da região. “Estive em Ilhéus recentemente e é impressionante a quantidade de perguntas que recebo sobre o andamento do Porto Sul. As pessoas querem respostas, querem ver esse sonho sair do papel”, afirmou.
Tavares defendeu que a mobilização em torno do projeto deve ser prioridade para os entes federativos. “Essa Casa Legislativa está se movimentando, se mobilizando, buscando soluções, mas é fundamental que haja um engajamento real do governo federal e do governo estadual para destravar as obras. Se a execução depende de aporte financeiro, é preciso garantir os recursos necessários com urgência”, alertou.
Foto: Divulgação