A prefeita Débora Regis prestigiou o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizado neste sábado (10/5) pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). Com 20 pontos de vacinação espalhados pelo município, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionam neste dia de ação das 8h às 16h, e o Posto Avançado de Vacinação, localizado no Parque Shopping Bahia, das 10h às 20h, ampliando o acesso ao imunizante.
O município foi abastecido com 4 mil doses. Para alcançar o maior número de pessoas vacinadas, ação ampliou o atendimento e também contou com três pontos volantes: na Praça do Pé de Oiti (Centro), na Escola Rotary (Quingoma) e na Praça do Campo (Areia Branca), funcionando das 9h às 15h. Para verificar o andamento da iniciativa, a prefeita Débora Regis visitou três unidades de saúde: a USF Maria Emília, em Vila Nova de Portão; a USF Parque São Paulo, em Itinga; e a USF Jambeiro, em Areia Branca.
Durante as visitas, a gestora do Executivo dialogou com profissionais e a população, reafirmando o compromisso da gestão com a saúde pública e com o bem-estar dos moradores de Lauro de Freitas. “Fico muito feliz em ver nossas unidades mobilizadas, profissionais comprometidos e, principalmente, a população consciente da importância da vacinação. Proteger vidas é nossa prioridade, e essa campanha é mais uma demonstração do quanto valorizamos o cuidado com as pessoas”, destacou a prefeita.
A vacinação foi voltada para diversos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, portuários, dos Correios, funcionários do sistema de privação de liberdade, entre outros. A campanha envolveu cerca de 200 profissionais de saúde e, além da vacina contra a gripe (Influenza), também foi oferecida a vacina contra o HPV.
A secretária municipal de saúde, Elba Brito, enfatizou a importância do Dia D da Vacinação contra a gripe, destacando que todos os estados estavam envolvidos na mobilização nacional. “Nosso objetivo é garantir a proteção da população e evitar complicações graves que podem ser prevenidas com a imunização. A vacina é a melhor forma de proteção, e estamos oferecendo o acesso em todos os cantos da cidade”, explicou Elba.
A população também demonstrou conscientização. Elisangela Cardoso, de 30 anos, levou sua filha Elis, de 3 anos, para se vacinar. “É muito importante que todos tomem a vacina, especialmente as crianças. Cuidar da saúde dos nossos filhos é essencial”.
Ednalva Gonçalves, de 49 anos, também se vacinou e compartilhou sua preocupação com a saúde. “Tenho problema de saúde, então vim me vacinar para me proteger. Com essa gripe e a chuva, é bom se cuidar. A vacina é fundamental para nos proteger”, disse.
Ana Maria Passos, de 73 anos, vacinada na Praça do Pé de Oiti, no Centro de Lauro de Freitas, estava satisfeita. “Esse ponto é excelente e deveria ser mantido, não só para a vacinação contra a influenza, mas também para a vacina da Covid. É uma área central, por onde todo mundo passa. É muito bom encontrar a vacina no caminho, facilita muito para todos nós”.
A SESA reafirma que a vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir complicações graves, internações e óbitos relacionados ao vírus da gripe. A campanha continua ao longo da semana nas unidades de saúde do município.
Foto: Jean Victor/PMLF