15 de maio de 2025
  • :
  • :

Débora prestigia lançamento do projeto Cultivar Esportes para alunos da rede municipal de Lauro de Freitas

Débora prestigia lançamento do projeto Cultivar Esportes para alunos da rede municipal de Lauro de Freitas

Promover a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte é o objetivo do projeto Cultivar Esportes, que foi lançado nesta quinta-feira (15/5), na Escola Municipal Engenho Caji, em uma parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e a CCR Metrô Bahia – Companhia de Concessões Rodoviárias.

O evento, que contou com a presença da prefeita Débora Regis, garantiu a entrega dos uniformes oficiais aos cerca de 140 alunos participantes, com idades entre 6 e 16 anos, que vão poder participar de aulas gratuitas de judô e voleibol. Serão contemplados os estudantes das escolas Engenho Caji, Catarina de Sena e Amauri Siqueira Montalvão.

Relembrando o tempo de quando era estudante, a prefeita Débora ressaltou a importância de unir a educação e o esporte. “Eu sou fruto disso, dos estudos e do esporte, e é isso que vai construir o amanhã, porque nós não queremos fazer educação somente falando da educação, e sim atrelado a outras áreas, precisamos entender que, através das parcerias que estamos construindo, poderemos conquistar o objetivo que é ter o aluno em um período na sala de aula, e o outro fazendo esporte, cultura e se profissionalizar”, disse a chefe do Executivo.

A secretária de Educação, Tamires Andrade, destacou a transversalidade com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude (SECULJE) e com outros parceiros. “Entendemos o papel do esporte como uma ferramenta principalmente educativa, pois nós estamos educando as crianças por meio do esporte e levando também políticas públicas. Não se faz educação sozinha. Então a parceria com o Instituto Mais Educação, e a CCR Metrô, através da Lei de Incentivo ao Esporte, vem trazendo neste momento com êxito esse projeto”, salientou a gestora da pasta.

Representando a CCR Metrô Bahia, Rodrigo Rainer, comentou sobre o compromisso que a empresa tem na área social. “Nós temos por objetivo, ir muito além de somente transportar as pessoas, a gente quer levar esse compromisso social para as comunidades que estão no nosso entorno. E a gente vê no esporte uma grande mola propulsora para que esse impacto social positivo aconteça”, disse o gerente de comunicação da empresa.

Os estudantes do terceiro ano da Escola Engenho Caji, Cecília Beijinho, e Riquelme Santos, ambos de 8 anos, estavam muito felizes em poder praticar o esporte. “Eu vou fazer vôlei, e eu gosto muito porque ajuda a fortalecer meu corpo, e a estudar”, falou a estudante, que teve a ideia confirmada pelo amigo. “Eu gosto muito do esporte, principalmente do vôlei, e aqui é muito legal, eu adoro, é muito divertido”, finalizou.

Também participaram do evento, o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Nilton Sapucaia; representantes da SECULJE; professores, alunos e servidores da SEMED.

Foto: Tiago Pacheco/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *