16 de maio de 2025
  • :
  • :

Elinaldo destaca crescimento de Camaçari em todas as áreas no Índice Firjan durante sua gestão

Elinaldo destaca crescimento de Camaçari em todas as áreas no Índice Firjan durante sua gestão

O ex-prefeito de Camaçari Elinaldo Araújo (União Brasil) destacou nesta sexta-feira (16) o resultado da cidade no Índice Firjan Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na semana passada. Os novos dados levam em consideração o ano de 2023, o penúltimo da gestão de Elinaldo à frente da prefeitura.

O ex-prefeito ressaltou que Camaçari tinha em 2016 nota de 0.5100, que classificava a cidade entre as de baixo desenvolvimento. Ele assumiu a gestão em 2017 e, em 2023, a nota do município saltou para 0.6380, que colocou Camaçari na faixa de desenvolvimento moderado, ocupando o 9º lugar na Bahia.

“Os números da Firjan confirmam aquilo que a população de Camaçari já sabe: nós transformamos a cidade. Quando assumi a prefeitura, em 2017, encontramos um cenário difícil, com índices baixos em praticamente todas as áreas. Mas com trabalho sério, planejamento e compromisso com as pessoas, conseguimos tirar Camaçari da estagnação e colocá-la em rota de crescimento”, afirmou Elinaldo.

Comparando os anos de 2016, quando a cidade era comandada pelos adversários de Elinaldo, com 2023, Camaçari avançou nas três áreas consideradas pelo IFDM: Emprego e Renda, Saúde e Educação. Na primeira área, a cidade saiu de 0.7393 para 0.7475, superando inclusive desafios econômicos, como o fechamento da fábrica da Ford.

Em Saúde e Educação, os avanços foram ainda maiores. Na Educação, a nota saiu da posição de desenvolvimento crítico, com nota de 0.2980, para índice de 0.4554. Já na Saúde, a nota saltou de 0.4928 para 0.7110, saindo de desenvolvimento baixo para moderado.

“Mesmo diante de enormes desafios, como o fechamento da Ford, conseguimos manter o crescimento na área de Emprego e Renda. E o que mais me orgulha é ver os avanços nas áreas sociais, como Educação e Saúde. Saímos de uma situação crítica e conseguimos melhorar significativamente os indicadores. Isso mostra que cuidar das pessoas foi, de fato, a prioridade da nossa gestão”, destacou.

O IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), é um estudo que desde 2008 acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros. Os dados analisados são obtidos exclusivamente de fontes oficiais, possuem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *