Comprometida com as pautas municipalistas, a prefeita Débora Regis, acompanhada de uma comitiva de Lauro de Freitas, participa da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ocorrerá de 19 a 22 de maio de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Neste ano, o tema oficial da Marcha é: “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”.
Milhares de participantes são esperados no tradicional evento, que reúne gestores municipais de todo o país em busca de soluções para o reequilíbrio fiscal e mais autonomia para os governos locais. A gestora do Executivo chega à capital federal com a missão de tratar de assuntos como reforma tributária, mudanças climáticas, prevenção de desastres e o financiamento da saúde e da educação pública.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abordará mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2023), principal pauta do movimento municipalista, a Reforma Tributária e os impactos da regulamentação, com a instalação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS).
Além da agenda política, a programação reúne a oferta de seminários e atendimentos técnicos com a equipe profissional da CNM e uma Feira de Exposições. Entre os convidados estão os representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A prefeita de Lauro de Freitas estará acompanhada do vice-prefeito Mateus Reis; e dos secretários municipais: Fatima Barbosa, da Casa Civil; Tássio Azevedo Lima, de Administração (SECAD); Luana Vitorino, de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET); Nilton Sapucaia, de Mobilidade Urbana (SEMOB); Carlos Tabajara, subsecretário de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE); e do vereador Tenóbio.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF