Explorar culturas ao redor do mundo e estimular a troca de experiência através da leitura. Esses são os principais objetivos da Expedição Literária ACBEU, um novo formato do tradicional clube do livro promovido pela Associação Cultural Brasil-Estados Unidos. A estreia do projeto acontece no dia 28 de maio, às 18h30, no ACBEU Makerspace Pituba e as inscrições podem ser feitas via link: bit.ly/ExpedicaoLiterariaACBEU-1.
Com encontros mensais e gratuitos, a iniciativa visa debater obras escritas por autores de diversos paÃses e compartilhar múltiplos pontos de vista. Nesta primeira edição, o público será conduzido ao Zimbábue por meio do livro “Condições Nervosas”, da romancista, dramaturga e cineasta Tsitsi Dangarembga.
Considerado um marco da literatura africana contemporânea, a narrativa apresenta as etapas da formação pessoal, intelectual e cultural da personagem Tambudzai, em um meio marcado pela perspectiva colonial e patriarcal. A obra aborda questões relacionadas a gênero, pobreza e colonialismo, provocando reflexões sobre opressões sociais, machismo estrutural e emancipação feminina.
A mediação do evento literário será feita por Heider de Assis, ganhador do Prêmio PublishNews em 2023, como Livreiro do Ano. Atualmente, ele cursa Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de atuar na mediação e curadoria do clube de leitura da livraria LDM. Também é idealizador do Cine Literatus, que mescla cinema e literatura, e do clube de vinhos e livros Wine&Book.
Sobre a autora
Nascida em 1959, Tsitsi Dangarembga se tornou uma das figuras mais influentes da literatura africana, sendo reconhecida por trabalhos que discutem temas ligados à identidade, gênero e a luta por liberdade em contextos pós-coloniais. Além da carreira literária, também é cineasta, diretora e produtora, destacando-se com o filme Todos os Homens da Minha Vida (1995), que aborda feminismo e identidade. Foi finalista do Prêmio Booker Internacional, em 2020, por seu romance This Mournable Body.
Foto: Divulgação