Na zona turística Costa dos Coqueiros, o Camaforró, como foi batizado o São João de Camaçari, oferece mais de 50 apresentações musicais, em quatro dias de festa. No palco principal, Flávio José, Bell Marques, Léo Santana e Solange Almeida, entre outras grandes atrações. Na noite de sábado (21) e madrugada de domingo (22), cerca de 80 mil pessoas acompanharam os shows de Cavaleiros do Forró e Natanzinho Lima.
Em outros dois espaços, o Caramanchão e a Vila Maria Bonita, acontecem apresentações de artistas regionais, manifestações culturais, concurso de quadrilhas e atividades para as crianças. A festa tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).
No meio da multidão, estão grupos de chineses, conhecendo as tradições juninas da Bahia. Eles são colaboradores da fábrica de automóveis chinesa BYD, que será inaugurada no Polo Industrial de Camaçari, em 1º de julho. Reservados, os asiáticos evitam entrevistas, mas posam sorridentes para fotos.
O Camaforró recebe também visitantes de diversos pontos do Brasil. “A recepção que a cidade oferece é fora do comum. Sobre a festa eu não tenho nem palavras pra descrever, de tão maravilhosa. O arraial de Camaçari é fantástico”, elogiou o pernambucano Welliton Nicolau, 32 anos.
“É a primeira vez que venho e estou amando a festa. Está tudo muito bem organizado, com muitas opções para curtir e um clima bem aconchegante”, completou a goiana Greice Oliveira, 22 anos.
Além dos festejos juninos na sede do município, eles acontecem também na região da orla, em uma parceria entre a Setur-BA e a Associação dos Comerciantes e Prestadores de Serviços de Arembepe (Ascarb). A iniciativa na famosa praia de Camaçari valoriza a cultura da comunidade.
Foto: Divulgação/Setur-BA