O São João de Cruz das Almas, na zona turística Caminhos do Jiquiriçá, renova a posição de ser um dos mais procurados do Brasil, movimentando toda a cadeia produtiva do município. Segundo a prefeitura, a estimativa de 500 mil visitantes, em cinco dias de festa, deverá ser superada, chegando a quase 600 mil. A festa tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e registra ocupação hoteleira máxima, com grande aumento no aluguel de casas.
“A receita do São João já ultrapassou R$ 50 milhões, mas fazer uma festa desse porte não é uma tarefa fácil. Por isso, precisamos da ajuda de parceiros, como o Governo do Estado, a quem agradecemos muito pelo apoio, que, esperamos, continue em 2026”, pontuou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Valdo Caldas.
A cidade montou três circuitos (Luiz Gonzaga, Oton Silva e Murilo Sena) para garantir animação a forrozeiros de todos os estilos, com uma programação diversificada, que reúne artistas regionais e grandes nomes do cenário nacional. A noite de segunda-feira (23) foi marcada pelo show de Wesley Safadão, no palco principal do circuito Luiz Gonzaga.
“Moro longe e venho sempre curtir o São João da Bahia, ver familiares e aproveitar a melhor festa, que é em Cruz das Almas. O baiano é acolhedor, traz as pessoas para perto de si e isso é bem legal”, relatou Gracilene Ventura, de São Paulo.
“Os serviços, a qualidade das atrações musicais e a organização da festa superaram as minhas expectativas”, completou o engenheiro Marco Amaral, de Santa Catarina.
Os visitantes têm a oportunidade de participar da pesquisa de demanda turística, realizada pela Setur-BA. O órgão coleta informações sobre o perfil de quem escolheu a Bahia para passar o São João e as características da viagem, com avaliação dos serviços utilizados.
O trabalho foi conferido de perto pelo titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou dos festejos em Cruz das Almas, na segunda, integrando a comitiva do governador Jerônimo Rodrigues. “A pesquisa é importante para conhecermos melhor o visitante e suas principais demandas. Estamos com equipes fazendo o levantamento em diversas zonas turísticas, onde acontecem as maiores festas juninas. Os dados serão usados no planejamento das ações para o São João do próximo ano”.
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA