Foi cassado pela Justiça Eleitoral o mandato de Cleiton Vieira Batista (PP). Ele foi o vereador mais votado da história do município de Tanque Novo, a 653 Km de distância de Salvador e localizado na região do Sudoeste Baiano. Ele também deve pagar multa de RS 30.000,00.Ele também está inelegível por oito anos.
A denúncia é de compra de votos. A acusação é de que Cleiton Vieira Batista teria usado uma empresa da qual é sócio, a Diamantina Atacadista, para realizar esta prática ilícita através de transferências via Pix.
A denúncia foi do Ministério Público Estadual (MPE) e a decisão judicial foi expedida pelo juiz Edson Nascimento Campos, da 168ª Zona Eleitoral de Igaporã.
Segundo a petição inicial, “foram colhidos áudios e depoimentos que revelariam o oferecimento de valores com menções expressas ao compromisso de voto em troca da ‘ajuda’ recebida, especialmente em relação às eleitoras Ivani Silva Oliveira, Josiane Oliveira e Katrielly Silva Gomes.
Na sua decisão, o magistrado decidiu “julgar procedente a representação eleitoral em desfavor de Cleiton Vieira Batista para cassar o registro ou diploma do representado e condená-lo ao pagamento da multa, no importe de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), nos termos do art. 41-A da Lei 9.505/97”.
Ele também decidiu “declarar a inelegibilidade por 8 (oito) anos do representado Cleiton Vieira Batista, a contar da data do primeiro turno da eleição”.
Foto: Divulgação