A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta quarta-feira (09), de uma reunião com empresários na Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS). O encontro teve como objetivo dialogar com o setor produtivo sobre ações em andamento no município e ouvir demandas relacionadas à infraestrutura e ao ambiente de negócios da região.
Entre os temas abordados, o destaque foi a primeira etapa das obras de requalificação do sistema viário do Centro Industrial Subaé (CIS), que já alcançou 70% de execução. A intervenção contempla a Avenida SUDENE e vias adjacentes, com serviços de restauração do pavimento e implantação de macro e microdrenagem urbana. O investimento nesta etapa é de R$ 20,8 milhões e a conclusão está prevista para setembro de 2025.
Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou o papel estratégico de Feira de Santana para a economia da Bahia e reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento da infraestrutura industrial.
“A requalificação do CIS é resultado de uma diretriz clara do governador Jerônimo Rodrigues, que tem priorizado investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento regional. Feira de Santana é um polo estratégico para a economia baiana, e essa intervenção garante melhores condições de trabalho para as empresas e mais competitividade para o setor produtivo. Nosso compromisso é seguir ouvindo os empresários, atuando de forma próxima e garantindo que os investimentos cheguem onde são mais necessários”, disse.
Ao todo, a requalificação do CIS será realizada em três etapas, somando um investimento de R$ 55,5 milhões, com impacto direto sobre a infraestrutura e a competitividade do parque industrial. Serão mais de 13 km de vias requalificadas, beneficiando um universo estimado de 657 mil habitantes e contribuindo para a dinamização das atividades econômicas da região.
O presidente do CIFS, Geraldo Pires, destacou a atenção do governo estadual com o setor industrial. “Estamos há muitos anos no Centro Industrial de Feira de Santana e nunca vimos uma requalificação como essa que está sendo feita. A obra está de parabéns, o governador, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a própria construtora, que acompanhamos no dia a dia. É um trabalho muito bem feito, elogiado por todos. A presença constante do secretário aqui também faz toda a diferença. Isso mostra que há atenção real do Governo do Estado com nosso centro industrial e com a cidade.”
Também presente na reunião, o ex-presidente e atual diretor do CIFS, Augusto Fábio Soares, celebrou a qualidade técnica da intervenção e a abrangência da obra em execução.
“Quando levantamos as necessidades da requalificação, não imaginávamos que seria possível atender a tantos itens importantes. Hoje vemos uma intervenção completa, com pavimentação, micro e macrodrenagem, calçamento, tudo sendo feito com muito zelo. A empresa contratada está realizando um trabalho primoroso, e destaco especialmente a macrodrenagem, que está sendo executada de forma a realmente atender às necessidades da região”, afirmou.
Foto: Divulgação/SDE