Com o tema “Igualdade Racial e Democracia – Reparação e Justiça Social”, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realizou na noite desta sexta-feira (11/7) a abertura da IV Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR). O evento, realizado no Cineteatro de Lauro de Freitas, contou com a presença de um público expressivo, que lotou o espaço.
Durante a cerimônia, a secretária da pasta, Margeoire Neves, destacou a importância da retomada da conferência no município. “A conferência há algum tempo não era realizada em Lauro de Freitas. Debater esse tema é fundamental para qualificar a gestão e identificar as principais demandas da sociedade, além de levar os nossos pleitos às discussões em nível estadual e nacional”, ressaltou a gestora.
O superintendente de Igualdade Racial da SEMPADHIR, Vitor Valmor, enfatizou que o momento é de construção coletiva. “Já vínhamos há mais de 12 anos sem conferências e discussões com a sociedade civil, com movimento negro organizado, com os povos de santo, os povos originários, com os pescadores, o público LGBTQIAPN+. Então hoje falamos um pouco da saúde da população negra, e amanhã vamos formar os grupos de trabalho para retirar as propostas e as proposições para poder gerar daí as políticas públicas”, ressaltou.
A cargo da condução da palestra magna do evento, a enfermeira Suzane Souza, reforçou sobre os cuidados com a saúde da população preta. “A proposta aqui hoje foi de falar de racismo, mas é falar também de reconstrução, de aquilombamento, trazer esses números que são tão alarmantes, tão tristonhos, que nos abate e nos adoecem, mas também trazer maneiras de vermos o futuro, de como a gente pode fazer para promover e entender a importância desses coletivos”, salientou a palestrante.
A professora quilombola Gildete Melo, de 51 anos, moradora do bairro Areias, parabenizou a realização da conferência e ressaltou a urgência de políticas públicas voltadas à população negra de Lauro de Freitas. “Com esse evento, vamos nos fortalecer e organizar nosso Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. É a partir dele que vamos buscar igualdade de direitos para o nosso povo”, concluiu.
A programação da COMPIR segue neste sábado (12/7), no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas (CEEPTIC), das 8h às 17h. As atividades incluem credenciamento, distribuição de materiais, apresentação da metodologia dos grupos de trabalho, consolidação de propostas, leitura e aprovação do regimento, eleição de delegados, entre outras ações.
Também estiveram presentes na abertura do evento o vice-prefeito Mateus Reis; a chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; os secretários municipais de Educação (SEMED) e de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Tamires Andrade e Glauber Moraes, respectivamente; a subsecretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Lara Félix; o cantor Tonho Matéria, representando o Conselho de Entidades Negras (CDN); além de representantes do legislativo estadual, movimentos populares e da sociedade civil.
Foto: Jean Victor/PMLF