13 de julho de 2025
  • :
  • :

Salvador sedia etapa do Campeonato Brasileiro de BMX no Nordeste

Salvador sedia etapa do Campeonato Brasileiro de BMX no Nordeste

O Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2025 vai até este domingo (13), na Arena de Bicicross da orla de Salvador, em Pituaçu. Graças ao equipamento esportivo, que foi inaugurado neste ano pela Prefeitura, a competição pôde ocorrer pela primeira vez na região Nordeste, tendo a capital baiana como sede. O evento tem o apoio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

As disputas começaram na última sexta-feira (11), e neste domingo as provas vão até as 17h. O encerramento está previsto para as 17h15, com a cerimônia de premiação geral. Ao todo, 872 competidores de 21 estados foram inscritos, distribuídos em 45 categorias.

As disputas abrangem desde a base até o alto rendimento, com provas nas classes Cruiser, MTBx, Championship, Challenge e Master. As idades dos participantes variam de 5 a 60 anos, com representantes do masculino e feminino, além de atletas das categorias profissionais e olímpicas: Júnior, Elite e Sub-23.

A edição deste ano também marca um passo importante na promoção da inclusão social no esporte. Pela primeira vez, a competição contempla a classe BMX PCD, voltada a atletas com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que terão uma categoria exclusiva.

O subsecretário da Sempre, Dênio Primo, pontuou os impactos do evento na cidade. “Não tenho dúvida de que é de altíssima importância para a cidade de Salvador receber um evento desse porte, com um grande número de atletas inscritos. Isso movimenta automaticamente a economia da cidade. Eles estão hospedados em hotéis, apartamentos, utilizam supermercados… Enfim, tudo isso é importante para a economia. E não tenho dúvida nenhuma: essa pista aqui já é consagrada como uma das melhores do Brasil”, declarou.

O presidente da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Dernivan Nunes do Nascimento, também comemorou a realização do evento na capital. “É a primeira vez que acontece um evento como esse. Salvador está pronta para receber mais competições desse nível. A pista está preparada para atender qualquer prova, seja nacional ou até internacional. Agradeço à Prefeitura de Salvador por ter construído esse equipamento aqui”, disse.

Professora do Projeto Pedal, que atua com iniciação esportiva de crianças no bicicross, Camile Pinheiro do Nascimento citou a importância do campeonato para o desenvolvimento da modalidade. “Ver esse evento sendo realizado em Salvador é motivo de muita felicidade. Pela primeira vez, um Campeonato Brasileiro acontece aqui no Nordeste, e para a gente isso é uma imensa gratidão. É assim que percebemos que nosso esporte está crescendo. Daqui de Salvador já saíram atletas olímpicos e, atualmente, temos também um campeão mundial, que vai estar disputando. Então, para a gente, é gratificante ver esse crescimento”, contou.

Morador do bairro de Armação, o aposentado Joel Gomes Nascimento, de 72 anos, pode acompanhar as disputas enquanto fazia caminhada na orla. “É importante que Salvador esteja capacitada para receber eventos de diversas modalidades esportivas, não só o futebol, mas também o bicicross. Com certeza vou acompanhar o evento neste fim de semana. Nunca pude assistir, essa será a primeira vez”, afirmou.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *