A Helisul Aviação e o SENAI CIMATEC assinam nesta sexta-feira, 18 de julho, na Bahia, o acordo que marca o início do desenvolvimento da primeira aeronave agrícola autônoma híbrida do Brasil. O projeto será conduzido no CIMATEC Aeroespacial, em Salvador, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Força Aérea Brasileira, Ministério da Defesa, BNDES e Finep.
A tecnologia será baseada na aeronave R44 Robinson, adaptada com motores elétricos e movidos a etanol, substituindo o uso de AVGAS e alinhando-se ao programa internacional SAF (Combustíveis Sustentáveis de Aviação). A iniciativa visa tornar a aviação agrícola mais limpa, precisa e eficiente, com impactos diretos na sustentabilidade ambiental, na redução do uso de defensivos agrícolas e na geração de empregos qualificados.
O investimento previsto é de R$ 50 milhões, com a criação inicial de 32 empregos especializados. A aeronave será projetada para operações autônomas de pulverização agrícola e terá como base de pesquisa e testes uma área de 3.400 m² localizada no Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia.
Foto: Divulgação