Neste sábado (26), Salvador vai sediar o Simpósio Acidente Vascular Cerebral na Pessoa Idosa. O evento, que acontece no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM), a partir das 08h, tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e atualizações sobre a doença que aparece entre as principais causas mundiais de morte, além de limitações fÃsicas e mentais.
Com foco no debate de temas como prevenção primária, avaliação prognóstica em idosos, tratamentos na fase hiperaguda e reabilitação intensiva, o simpósio contará com a participação de profissionais que são referência em suas áreas de atuação, a exemplo de doutor João Gabriel Ramos, presidente da ClÃnica Florence, especialista em medicina paliativa, professor adjunto faculdade de Medicina da UFBA, membro da Câmara Técnica de Cuidados paliativos do Cremeb e membro do Comitê de Cuidados Paliativos da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Doutora Yanne Amorim – coordenadora médica da Florence, diretora médica Hospital Público Monte Serrat de Cuidados Paliativos e membro da Academia Estadual de Cuidados Paliativos -, e Flaviane Souza, fisioterapeuta e coordenadora de Reabilitação da ClÃnica Florence Unidade Salvador, também estará entre os palestrantes do simpósio, promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – seção Bahia, a Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) – seção Bahia e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) – seção Bahia. Para conferir a programação completa, basta acessar o link https://www.abmeducacaopermanente.org.br/eventos/2025/07/26/avc-na-pessoa-idosa-desafios-cuidados-e-perspectivas.html.
Sobre a ClÃnica Florence
Primeiro hospital de transição de cuidados do Norte/Nordeste a ClÃnica Florence foi inaugurada em 2017, em Salvador (BA), apresentando uma proposta de internação segura e especializada no atendimento de pacientes em reabilitação intensiva e cuidados paliativos de fim de vida, sendo um marco no tratamento humanizado.
Em 2021, a instituição iniciou suas operações na capital pernambucana, com capacidade para 76 leitos e seguindo os padrões de excelência reconhecidos pelas famÃlias que experimentaram o Jeito Florence de Cuidar e atestaram através dos indicadores de NPS (Net Promoter Score (NPS). Recentemente, a Unidade Salvador finalizou sua segunda ampliação, passando a ofertar 94 leitos para a população baiana e das regiões adjacentes.
Com uma estrutura fÃsica completa e acessÃvel, a instituição conta com um amplo jardim que possibilita terapias ao ar livre e estÃmulos sensoriais, estimulando a humanização do cuidado e interações diversas entre pacientes, familiares e amigos.
Foto: Divulgação