A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realiza, a partir de sexta-feira (1º), mais uma etapa do curso para capacitação de voluntários para atuar como multiplicadores das iniciativas e ações do órgão nas comunidades consideradas de risco para desastres naturais na capital baiana. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link http://bit.ly/4fgvGwk.
O curso, que integra o programa Mobiliza, é aberto para toda população e acontece no auditório da Codesal, na Avenida Bonocô, em frente à Estação de Metrô de Brotas, a partir das 8h.
Entre os meses de janeiro e julho deste ano, 324 pessoas foram capacitadas pelo Mobiliza, que contou com 11 edições em 2025. No ano passado, 909 pessoas passaram pelos diversos cursos da Codesal.
De acordo com Eunice Pereira, subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas (Suced), as capacitações em Proteção e Defesa Civil são fundamentais para fortalecer a capacidade de resposta rápida e eficaz diante de desastres naturais. “Elas asseguram que tanto os profissionais quanto a comunidade estejam preparados, conscientes de seus papéis e aptos a agir com segurança, minimizando riscos e salvando vidas”, explica.
Ainda segundo Eunice, além dos programas de capacitação já existentes, como o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), o Nupdec Mirim e o Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE), a Codesal criou o Mobiliza com o objetivo de formar voluntários em Proteção e Defesa Civil. “A iniciativa reforça o compromisso com a prevenção e contribui para a construção de uma cidade mais resiliente”, completa a subcoordenadora.
Foto: Divulgação/Codesal