“Foi Jorge Amado quem disse ser a resposta a uma carta recebida, um gesto de amizade. Esse grande missivista nunca deixou de responder a quem lhe escrevia, mesmo um simples bilhete merecia resposta sua. Cultivava seus amigos, ganhava amigos novos, deixando sua vida cada vez mais plena”, revela a escritora Paloma Jorge Amado, filha de Zélia Gattai e Jorge Amado, no texto de apresentação do livro “Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado”, que inaugura a ‘Coleção – Um Gesto de Amizade’ da Editora Casa de Palavras, braço editorial da Fundação Casa de Jorge Amado.
O livro “Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado” será lançado no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 17h30, na biblioteca do Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, como parte da programação oficial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ).
“_Em nosso acervo, guardamos muitas cartas de Jorge Amado com seus amigos. Vamos iniciar uma coleção de livros com esse material. O ‘Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado’ abre a coleção. Aproveitamos que Dias Gomes é o homenageado desta edição da FLIPELÔ_”, destaca Angela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição responsável pela realização da FLIPELÔ.
“_Para fazer o lançamento, nada mais simbólico que unir a família dos dois escritores. Será um bate-papo com Paloma Jorge Amado, filha da escritora Zélia Gattai e Jorge Amado, e Tatiana Dias Gomes, neta da escritora Janete Clair e Dias Gomes. Não temos dúvida que será um momento muito emocionante na FLIPELÔ_”, completa Angela Fraga.
A seleção, organização e notas sobre as cartas foram realizadas por Bete Capinan, coordenadora editorial, e Paloma Jorge Amado, membro do Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado.
*FLIPELÔ 2025*
A FLIPELÔ será realizada de 6 a 10 de agosto, vai homenagear o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes e oferece uma programação diversa e 100% gratuita, disponível no site: www.flipelo.com.br.
A maior festa literária da Bahia é apresentada pelo Ministério da Cultura e Fundação Casa de Jorge Amado. Conta com o patrocínio da Motiva (através do seu Instituto), Itaú, Banco do Nordeste e SICOOB, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, e do Governo do Estado, através da Setur. Conta com o apoio da ITS Brasil e da TV Pelourinho. Tem o apoio de mídia da Rede Bahia. É uma criação e realização da Fundação Casa de Jorge Amado, correalização do Sesc, e produção da Sole Produções.
Foto: Divulgação