Nesta quinta-feira (21/8), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), realizou no Cineteatro de Lauro de Freitas, localizado na Praça João Thiago dos Santos, no Centro, a Audiência Pública do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento reuniu os fazedores de cultura do município e a sociedade civil.
A Política Nacional Aldir Blanc, instituída pela Lei n.º 14.399, de 8 de julho de 2022, visa fomentar a cultura nacionalmente, levando recursos aos estados, Distrito Federal e municípios de todo o Brasil. Aqui em Lauro de Freitas, o valor destinado para investimento foi de R$1.496,842,38.
Durante a audiência, que iniciou com uma apresentação cultural, os fazedores de cultura puderam apresentar as suas sugestões sobre de que forma os recursos podem ser aplicados na cultura municipal.
O vice-prefeito e gestor da SECULJE, Mateus Reis, destacou a importância do programa para fomentar a política no município. “Esse é um processo de organização, de planejamento, feito de forma transparente com os fazedores de cultura, e com a sociedade civil para que possa contemplar todos os segmentos. O maior desejo da nossa gestão é fomentar a cultura em cada canto da nossa cidade”, disse o secretário.
De acordo com o diretor de cultura em exercício da pasta, Leandro Santolli, esse é um momento de escuta transparente. “Essa audiência dá seguimento às escutas públicas que foram realizadas no mês de abril, e vai possibilitar que através da lei, o município receba essa verba para ser distribuída com os grupos, os coletivos, mas principalmente para fomentar a política cultural em Lauro de Freitas. Aqui é um lugar de escuta mútua, de respeito, de paridade social e que instrumentaliza o nosso fazer enquanto gestão no município”, destacou.
Presente na atividade, Reinaldo Pedro da Cruz, conhecido como Mestre Fuscão, salientou a importância de participação popular. “Eu acho muito importante ouvir o povo, a gente que realmente faz a cultura e está anos nesta batalha a anos. E esse recurso vai ser fundamental para darmos manutenção ao trabalho que já fazemos”.
Para a produtora cultural, Jel Trinchão, esse é o momento de movimentar a cultura da cidade. “A importância desse momento é que a gente possa discutir sobre a PNAB que nós, fazedores de cultura, já estamos há um tempo sem essa movimentação. Então, esse é um recurso que vem para o município fomentar o que estava parado há um tempo, e poder ajudar a nossa categoria”, disse.
Também estiveram presentes na audiência, o subprocurador do município, Leandro Santana; além de representantes do Ministério da Cultura (MinC); Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB); e do Conselho Municipal de Cultura.
Foto: Viviane Moreira/Divulgação