23 de agosto de 2025
  • :
  • :

Estudantes da rede municipal de Lauro vivem dia especial com o McDia Feliz

Estudantes da rede municipal de Lauro vivem dia especial com o McDia Feliz

Os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Lauro de Freitas viveram uma manhã especial neste sábado (23/8) com a realização do Dia D nas Escolas, em parceria com o Instituto Atitude Fraterna, o Instituto Ronald McDonald e a campanha McDia Feliz 2025 no dia de mobilização nacional. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O McDia Feliz é uma das maiores campanhas do país em prol da luta contra o câncer infantojuvenil. O valor de cada Big Mac vendido, neste sábado, será revertido para instituições que atuam no tratamento e apoio a crianças com câncer, como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), parceiro da ação na Bahia. O instituto Atitude Fraterna, através de seus colaboradores voluntários adquiriu 3.500 hambúrgueres Big Mac no valor de R$20 reais e fizeram a distribuição para os alunos da rede municipal que estão em localidades caracterizadas pela vulnerabilidade social.

No total, foram contempladas 18 escolas municipais, sendo elas: Cidade Nova, Jardim Talismã, Solange Coelho, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Ismael Ornelas, Olavina Calazans, Eurides Santana, Esfinge e Vovô Ciça, em Itinga. No Centro a Gregório Pinto de Almeida; já em Areia Branca, a Escola Barro Duro e a Creche Comunitária de Areia Branca; bem como a Escola Quingoma, no bairro de Quingoma. Os estudantes da Vila Praiana também participaram na escola de mesmo nome e na Creche Mundo Novo. Já em Portão, as atividades aconteceram no Paulo Malaquias de Mello.

A prefeita Débora Regis acompanhou a entrega dos lanches e destacou a importância da inici-ativa. “Essa é mais uma iniciativa positiva, fruto da nossa colaboração com o Instituto Atitude Fraterna, que desde janeiro vem desenvolvendo atividades voltadas para as crianças do município. Nesta ação, celebramos também a parceria com o renomado Instituto Ronald McDonald, responsável por projetos de apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Para nós, enquanto gestão, é motivo de grande alegria mobilizar nossas equipes e proporcionar um dia tão especial para nossas crianças”, afirmou.

A titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires de Andrade, ressaltou o impacto social da campanha. “Optamos por contemplar escolas em regiões de maior vulnerabilidade porque entendemos o simbolismo que o McDonald’s representa para muitas crianças e famílias. Para muitos alunos, esse foi o primeiro contato com esse tipo de lanche, o que transforma esse gesto em algo que vai além da alimentação: é um momento de inclusão e de realização de sonhos. Essa ação alcança estudantes, pais e mães, e reforça nosso compromisso de cuidar da comunidade escolar como um todo”, disse.

Além da entrega dos lanches, as escolas realizaram uma programação diversificada de atividades para os estudantes e suas famílias, com oficina de corte de cabelo, pintura facial, oficina de brinquedos, oficina de capoeira, oficina circense, aula de dança, sala de vacinação e atividades lúdicas de educação, como na escola Vila Praiana.

Na Escola Vovó Ciça, a programação contou com apresentações de capoeira e outras atividades culturais. A irmã de uma das alunas, Ariane Barbosa, destacou. “Vim ver a apresentação da minha irmã Ayssa, eu gostei muito, porque ela gosta da capoeira. E fiquei muito feliz que a escola abriu pra poder se apresentar e também outros alunos da capoeira. Eu vi também que além da capoeira vai ter apresentação de ginástica rítmica”.

Uma programação especial que marcou a finalização da Semana do Estudante, com gincana solidária para arrecadação de alimentos destinados à comunidade, apresentações culturais de ginástica rítmica e capoeira, além de um desfile de penteados africanos e criativos. Foi coordenada na Escola Lagoa dos Patos.

O Instituto Atitude Fraterna, responsável pela aquisição e distribuição dos lanches, possui histórico de ações sociais em diversos estados do país, incluindo doação de materiais escolares, roupas e alimentos. Representando a instituição, Mari Silva destacou. “É uma alegria imensa proporcionar os 3.500 lanches para as crianças. Em nome da nossa presidente, Luciane Zambello, afirmo que não se trata apenas de entregar um lanche, mas de oferecer momentos de felicidade. Queremos que este seja apenas o início de muitos outros dias felizes para essas crianças e suas famílias”, afirmou.

O evento também teve momentos de emoção, como o depoimento de Bruna Conceição, mãe do aluno pequeno Ângelo Antenor, que estuda na Escola Lagoa dos Pato: “O momento é bom para as crianças, para a família estar toda reunida na escola. Todo mundo junto é um momento de felicidade e de alegria”, disse.

Para os alunos, a experiência foi marcante. O estudante Riquelme Santos, do 5º ano da Escola Cidade Nova, agradeceu. “Eu estou muito feliz com essa atividade na minha escola. Obrigado a todos que trouxeram esse lanche para nós, está uma delícia”, comentou com entusiasmo.

O ativista social e presidente do SSA Futebol Club, Luciano Cortizo, um dos articuladores da ação, também falou sobre o propósito do projeto. “A decisão de trazer essa ação para a rede municipal de ensino tem como base o compromisso com a educação. Queremos incentivar cada aluno a continuar estudando, acreditando em seus sonhos e construindo um futuro como cidadãos do bem. Nosso clube já desenvolve projetos sociais com mais de 1.500 atletas, muitos em situações de vulnerabilidade. Por isso, ações como esta são tão importantes: além do alimento, elas representam acolhimento e esperança”, declarou.

A campanha contou ainda com o apoio da REAG, empresa do ramo de investimentos que destina até 2% de seu faturamento anual para projetos sociais. Ao final do dia, o sentimento geral era de gratidão e esperança. A parceria entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor mostrou que, quando diferentes setores se unem, é possível transformar a realidade nem que seja por um dia na vida de centenas de crianças.

Estiveram presentes no evento as secretárias de Diana de Souza e Elba Brito de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e Saúde (SESA) respectivamente, gestores escolares, equipes da SEMED e voluntários.

Foto: Divulgação/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *