A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), oferece gratuitamente o procedimento de frenotomia, cirurgia indicada para crianças com anquiloglossia, condição caracterizada pelo encurtamento do freio lingual, popularmente conhecida como “língua presa”. A alteração pode dificultar a amamentação nos primeiros meses e, em fases posteriores, afetar funções como mastigação, deglutição e até o desenvolvimento da fala. O atendimento é destinado a crianças de 0 a 2 anos e já está disponível no município.
Considerado simples e de rápida recuperação, o procedimento remove o tecido fibroso que limita a movimentação da língua em recém-nascidos e crianças. As cirurgias estão sendo realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua São Cristóvão, em Itinga. Nesta quarta-feira (27/8), foi realizado o segundo dia de atendimento, beneficiando mais crianças do município.
Os casos são previamente diagnosticados nas Unidades de Saúde da Família (USF) e encaminhados para o CEO. Para ter acesso ao procedimento, o responsável deve apresentar um encaminhamento emitido por um dentista da rede municipal. A cirurgiã-odontopediatra Lizzia Moura explicou que a frenotomia é segura e eficaz.
“A frenotomia realizada no CEO de Lauro de Freitas garante excelente visualização do campo cirúrgico. É um procedimento estéril, com baixo risco de sangramento e complicações. A cicatrização começa imediatamente, trazendo mais conforto ao paciente e reduzindo o risco de infecções. Após a cirurgia, o bebê já pode sair mamando”, afirmou Lizzia.
Amanda Lima de Oliveira Silva, de 29 anos, moradora da Itinga e mãe do pequeno Levi, de 2 meses, celebrou a oportunidade. “Hoje estou aqui para a cirurgia de frenotomia do meu filho. Esse procedimento é muito importante para a amamentação dele e, consequentemente, também para mim”, contou.
A fonoaudióloga Claire Lima, que acompanhou o procedimento, ressaltou a importância da avaliação clínica antes e durante a cirurgia. “Nosso trabalho é avaliar funções essenciais como sucção, mastigação e deglutição. Essa análise é fundamental para indicar a necessidade da frenotomia e garantir que o procedimento seja seguro. Durante a cirurgia, observamos a elevação da língua, assegurando que tudo ocorra de forma eficaz, com suporte à criança e à família”.
Gleiciane Maciel, de 25 anos, mãe do pequeno João Pedro, de 3 meses, também ficou satisfeita com o resultado. “Eu amei a cirurgia, amei as profissionais. Super recomendo”, relatou emocionada.
Foto: Divulgação/PMLF