O ex-deputado federal e pré-candidato do Partido NOVO ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia, afirmou nesta segunda-feira (01/09) que as pesquisas mais recentes para a eleição presidencial de 2026 mostram um cenário de derrota do presidente Lula (PT) contra todos os prováveis adversários nas eleições de 2026.
“O projeto de Lula está acabando. O nervosismo dele não se deve só à idade. Ele está vendo nas pesquisas que é derrotado por todos os possÃveis adversários. A tendência é que o PT tenha o apoio apenas das legendas de esquerda: PSOL, PCdoB e PSB. Ele vai ficar isolado porque ninguém quer ser sócio do desastre nacional”, analisou Aleluia durante entrevista para a rádio BandNews FM de Salvador.
O pré-candidato do NOVO a governador da Bahia entende que a polÃtica externa do governo Lula é “desastrosa” e orienta as relações do Brasil com os outros paÃses por sua ideologia polÃtica de esquerda.
“Lula tem buscado alianças com paÃses que não ajudam em nada o Brasil. Ele esqueceu a orientação do Barão do Rio Branco, pioneiro da diplomacia brasileira, que dizia: ‘em todo lugar, o Brasil em primeiro lugar’. Na geopolitÃca mundial, ele está fazendo bobagem. Na área das contas públicas, também está fazendo bobagem. Os juros nunca foram tão altos. Pergunte a qualquer empresário se é melhor investir com juros de 15% a 20% ou arriscar seu dinheiro num negócio que pode gerar empregos”, destacou.
Aleluia defendeu a pré-candidatura para presidente de Romeu Zema, atual governador de Minas Gerais, que é filiado ao Partido NOVO, mas entende que é preciso buscar acordos nos estados e a nÃvel nacional para vencer o PT.
“Zema não será candidato para perder. Ele será candidato para vencer, mas vamos buscar uma união nacional. Por isso, os nomes dos governadores TarcÃsio (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Caiado (Goiás), são possibilidades. Vamos todos nos unir em torno do nome que for defendido por todos. Até brinco que Lula dorme com Janja, sua esposa, mas sonha com TarcÃsio, sonha com Ratinho”, afirmou.
Aleluia lamentou o fato de que o PT vai completar 20 anos de poder na Bahia, mas os principais indicadores sociais e econômicos mostram que os petistas não conseguiram resolver os graves problemas do povo baiano.
“O Brasil está andando de lado e a Bahia está descendo a ladeira em todos os indicadores. Quero ser governador para trabalhar na segurança pública com autoridade e força, para trazer eficiência para a saúde e descentralizar os atendimentos, para recuperar a competitividade da Bahia e voltar a atrair empresas e gerar empregos. Esse é o legado que quero deixar para o povo baiano”, afirmou.
Na opinião de Aleluia, o PT trabalha para manter a divisão dos partidos de centro e de direita por uma questão de sobrevivência polÃtica tanto na Bahia quanto no Brasil.
“Os partidos de centro e de direita já entenderam isso e buscam uma união nacional. Aqui na Bahia, vou procurar Otto e o PSD, Geddel e o MDB, ACM Neto e o União Brasil-Progressistas, João Roma e o PL, quero unir todo mundo para tirar o PT da Bahia e do Brasil”, concluiu.
FOTO: Divulgação