O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou, ontem (5), no município de Gavião, o lançamento do Projeto de Controle Populacional de Cães no Semiárido Baiano. A iniciativa busca reduzir os ataques de cães errantes contra rebanhos, minimizar impactos à saúde pública e ao meio ambiente e promover o bem-estar animal.
Autor de um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para combater o extermínio de caprinos e ovinos por cães, o deputado estadual Luciano Araujo (Solidariedade), presente no ato, ressaltou que o programa estadual representa a concretização de uma luta que ele iniciou. O parlamentar solicitou ao governador a realização deste programa.
“Há dois anos começamos uma luta incansável em defesa dos criadores de caprinos e ovinos que sofriam com os ataques de cães na nossa região. Hoje, ver o Governo do Estado assumir esse compromisso é motivo de orgulho e de conquista para a nossa gente”, enfatizou o parlamentar.
O projeto prevê ações como esterilização cirúrgica, vacinação preventiva, identificação por microchip e campanhas de conscientização sobre guarda responsável, com mutirões e parcerias com clínicas veterinárias. A execução será realizada nos territórios da Bacia do Jacuípe e Sisal entre outubro de 2025 e março de 2026, com meta de atender cerca de 10 mil cães.
Para isso, serão disponibilizados dois castramóveis e um investimento de R$ 5 milhões.
O governador Jerônimo Rodrigues reforçou que o projeto trará benefícios para a economia e para a população do Semiárido. “Esse projeto é uma resposta a um problema que interfere na vida de agricultores e na economia local. Estamos garantindo cuidado com os rebanhos, saúde para as pessoas e respeito aos animais”, afirmou.
A agenda reuniu importantes autoridades políticas e lideranças locais, destacando-se a presença do Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Parrozo; do prefeito de Nova Fátima, Assis Porto (Solidariedade); da prefeita de Pé de Serra, Zeide (União); além de lideranças regionais e representantes de destaque do setor agropecuário.
Foto: Divulgação