11 de setembro de 2025
  • :
  • :

Débora Regis abre II FliLauro e reafirma compromisso com inclusão e acesso à cultura

Débora Regis abre II FliLauro e reafirma compromisso com inclusão e acesso à cultura

Com foco no papel da literatura como ferramenta de transformação social, promovendo o acesso ao conhecimento e o respeito à diversidade, teve início a II Edição da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (FliLauro), considerada a maior do Brasil no segmento. A prefeita Débora Regis participou da abertura oficial, prestigiando o evento e reforçando o compromisso da gestão municipal com a democratização do conhecimento e a promoção da diversidade. A atividade aconteceu na noite desta quarta-feira (10/9), no Cineteatro, no Centro.

Após a formação da mesa de abertura, a gestora do Executivo agradeceu a presença de todos e destacou a importância de tratar sobre políticas públicas de inclusão. Na oportunidade, Débora afirmou que a gestão estará sempre aberta a projetos que tragam benefícios para a população. “A inclusão é fundamental, mas precisamos ir além, oferecer cultura, esporte e oportunidades a todos, inclusive àqueles que ainda não têm acesso. Por isso, reafirmo meu compromisso de buscar parcerias nos governos estadual e federal para trazer cada vez mais conquistas para nossa cidade”, disse.

O diretor-geral da Fundação Pedro Clamon, Sandro Magalhães falou da alegria de participar de uma noite tão especial. “É uma alegria estar aqui nesta noite tão especial, em uma feira inclusiva que transmite energia e simbolismo únicos. Estamos percorrendo os 27 territórios da Bahia, realizando feiras literárias e consolidando nosso estado como referência em festivais culturais no Brasil. O Programa Literário da Fundação Pedro Calmon tem como compromisso garantir investimentos significativos na cultura e, sobretudo, assegurar que todas as feiras contem com recursos destinados à acessibilidade e inclusão”, concluiu.

A idealizadora da FliLauro e presidente do Movimento de Pessoas com Deficiência (PcD), Josy Luz emocionada agradeceu a todos pelo apoio e dedicação na realização desse sonho para incluir todos em um só propósito. “Quero agradecer de coração a todos que acreditaram e tornaram esse momento possível. Quando a gente sonha e corre atrás, as coisas acontecem, e esse projeto é prova disso. Agradeço especialmente àqueles que abriram caminhos, apoiaram e deram condições para que chegássemos até aqui. Nada disso teria sentido sem o envolvimento da sociedade civil, do edital da Fundação Pedro Calmon e o apoio da gestão, que vestiu a camisa junto conosco. Estou muito feliz e certa de que este é apenas o começo de muitas conquistas que virão. Muito obrigada!”, finalizou.

Durante a programação da noite, o público acompanhou as apresentações de dança de Alzira Frutecon, Brahma Kumaris, da dupla Rocha e Mara, e o espetáculo Dance Comigo, do coral Eterna Juventude, reforçando a diversidade artística que marca o evento. Também participaram da atividade, o vice-prefeito e titular da Secretaria de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis; da chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; o Pároco Padre Anastácio Gilberto; a coordenadora da Bhamas Kumaris, Gorete Daner; o líder indígena, Wakai; a espiritualista, Maria Coevas.

A composição do dispositivo de honra contou também com a participação da curadora Ana Cecília, da escritora e atriz Cássia Vale, do estudante Davi (da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida), do escritor e historiador Gilvan Mendes, do educador e historiador Gildásio Freitas, de Mateus Martins (representante da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado), além de Joice Paixão e Alexandre Fontoura, representantes da Secretaria de Educação do Estado.
Importante destacar, que ao longo do dia, a FliLauro contou com a programação da Oficina de Música na Melhor Idade, conduzida pelo professor e maestro Paulino Firmo, reunindo idosos em uma experiência de integração e musicalidade. “Vou abordar a iniciação ao canto, os princípios, a questão de alongamento, respiração e exercícios de vocalização, dentre outros. Também trabalharemos ritmos com instrumentos que eu confeccionei, vários chocalhos. E no final vamos apresentar algumas músicas do coro Eterna Juventude”, finalizou Paulino.

Sônia Maria, de 68 anos, moradora do Jardim das Margaridas participante da oficina falou da expectativa de participar da atividade. “Hoje estou aqui na expectativa de participar da oficina de música que vai ser uma novidade para a gente. A música sempre faz bem em todos os momentos e em todas as idades. E quando nós estamos juntas somos como meninas com 15 anos. Então é muito bom estar aqui!”, concluiu empolgada.

À tarde, a música continuou com a Oficina de Rap, ministrada pelo professor Jorge Wilton, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), voltada para jovens interessados na cultura hip-hop e na produção musical. E a apresentação do Núcleo Estadual de Orquestra Juvenil e Infantil da Bahia (Neojibá), núcleo de Lauro de Freitas, que encantou o público com repertório especial.

Realizada com o apoio institucional da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio de suas secretarias, a FliLauro segue até o próximo sábado (13/9), com extensa programação literária, cultural e artística gratuita, na Praça João Thiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz.

Foto: Tiago Pacheco/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *