3 de novembro de 2025
  • :
  • :

Mutirão Agora Tem Especialistas realiza mais de 3,6 mil atendimentos a pacientes do SUS na Bahia

Mutirão Agora Tem Especialistas realiza mais de 3,6 mil atendimentos a pacientes do SUS na Bahia

A Bahia foi o quarto estado do país onde mais atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizados pelo mutirão do programa “Agora Tem Especialistas”, do governo federal, no último sábado (13).

Em Salvador, foram realizados 3.623 atendimentos de saúde gratuitamente no Complexo Hospitalar da Universidade Federal da Bahia (UFBA) formado pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e pela Maternidade Climério de Oliveira (MCO), em Salvador, com a participação da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgências, Aline Costa.

Este mutirão atendeu os pacientes que aguardavam atendimento médico conforme fila de prioridade estabelecida pelo sistema de regulação da secretaria estadual de Saúde (Sesab) e também da fila de espera das próprias unidades, além de marcação por demanda espontânea feita previamente nas duas unidades.
No Hospital de Clínicas (HUPES), foram realizadas 68 cirurgias de média e alta complexidade como cirurgias gerais, oncológicas, plásticas, de reconstrução mamária, do processo transexualizador, cardíacas, urológicas, de otorrinolaringologia, bucomaxilar e pediátricas; além de procedimentos de radiointervenção e 1.612 exames par adiagnósticos, como laboratoriais e de imagem, como tomografias, ressonância magnética, densitometria óssea e raio x, totalizando 1.680 atendimentos.

Já na MCO, foram realizadas seis cirurgias, 452 consultas com médicos especialistas, a exemplo de mastologistas, ginecologistas obstétricos, clínico médico, psicólogos e planejamento reprodutivo; 1.431 exames, a exemplo de coleta laboratorial, mamografia e ultrassons de mamas e transvaginal; além de 54 procedimentos, a exemplo de inserção do dispositivo intra-uterino (DIU) para prevenção de gravidez, totalizando 1.943 atendimentos.

Este foi o maior mutirão da história do SUS até então, e a iniciativa, que antecipou consultas, realização de exames e cirurgias eletivas, teve como objetivo principal reduzir o tempo de espera de atendimento, acelerar as filas e o acesso a médicos especialistas em casos de média e alta complexidade para garantir que os pacientes que aguardavam pudessem ter acesso ao cuidado necessário. A ação reforça a meta do Ministério da Saúde de zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a realização de cirurgias eletivas até o final deste ano.

O atendimento no sábado faz parte de um dos eixos do Agora Tem Especialistas: aumentar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Um outro mutirão do programa na rede Ebserh está previsto para ocorrer em dezembro deste ano e o objetivo é ampliar, cada vez mais, o número de pessoas contempladas com o serviço especializado nessa ação.

De norte a sul do país, foram realizados mais de 29 mil serviços de saúde especializados: 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas com foco em áreas prioritárias do programa — como oncologia, cardiologia e ortopedia— de pacientes que estavam à espera dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia, foram realizadas 74 cirurgias, 3.043 exames e procedimentos e 506 consultas especializadas nos dois hospitais da UFBA.

O número de procedimentos realizados neste sábado (13) em todo o país representou um aumento de 133% dos atendimentos realizados no primeiro mutirão no âmbito do Agora Tem Especialistas, em julho — quando foram feitos 12,4 mil procedimentos. O crescimento demonstra a efetividade do programa, que tem nos mutirões mais uma iniciativa para atingir o objetivo de reduzir o tempo de espera no SUS por serviços especializados.

A ação aconteceu simultaneamente nos 45 hospitais universitário em 23 estados do país e no Distrito Federal. Foram eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Fotos: Letícia Belém




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *