As Caravanas Federativas retomaram as atividades com um modelo mais abrangente e vão levar ações e programas do Governo Lula até os estados e municÃpios brasileiros, em encontros federativos com governadores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores locais e representantes de movimentos sociais em todo o paÃs. O projeto é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, pasta da ministra Gleisi Hoffmann, e coordenada, organizada e executada pelo secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), o ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro.
“Seguimos agora com um formato mais ampliado, além dos atendimentos de balcão, todos os ministérios vão aos estados e a equipe técnica faz atendimento, dá informação, analisa convênio, pede desembolso de convênio“, explicou Júlio Pinheiro, responsável pela articulação entre o Governo Federal, os estados e os municÃpios para fortalecer o diálogo federativo. O secretário destacou que nas duas primeiras edições das Caravanas, em setembro, no Rio Grande do Norte e Maranhão, foram entregues máquinas e equipamentos agrÃcolas, equipamentos de mobilidade urbana e rural e mais de 60 municÃpios foram contemplados com o Novo PAC Seleções de saúde.
“Mais uma vez o Governo Lula mostra seu compromisso com todos os brasileiros, indo até os estados ouvir as demandas, firmar convênios em todas as áreas estruturantes para possibilitar o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e assegurar investimentos em saúde, educação, assistência social, segurança público e direitos humanos. Com o governo Lula, todo o povo brasileiro tem vez, tem voz e oportunidades e garantias de uma vida cada vez melhor“, afirmou Júlio Pinheiro.
Nas Caravanas, informou Júlio, também foram ampliadas as oficinas de capacitação dos ministérios, formação para programas ou polÃtica pública. “Nós também inserimos fóruns de debate, de discussões com gestores públicos, com classe polÃtica, vereadores, além de articular entregas dos ministérios que estão para acontecer nos estados, agilizando ainda mais, de uma forma eficaz, as ações do Governo para o desenvolvimento do Brasil“, frisou o secretário.
Foto: Divulgação