A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na tarde desta quinta-feira (9/10), uma visita ao Projeto Tamar, em Praia do Forte, no município de Mata de São João. Cerca de 35 estudantes da Escola Cadetes Mirins, localizada em Portão, participaram da atividade, que faz parte do calendário pedagógico, e ficaram encantados com a experiência.
A ação integra a programação em alusão ao Dia das Crianças, proporcionando aos alunos uma vivência educativa e divertida, com foco na preservação ambiental e na conscientização sobre a importância da proteção das tartarugas marinhas.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações do Projeto Tamar, acompanhar o trabalho de conservação realizado pela equipe técnica e vivenciar momentos de aprendizagem sobre biodiversidade e sustentabilidade.
Para o gestor da escola, André Barreto, a atividade vai além do lazer e contribui significativamente para o aprendizado e a socialização dos alunos. “Esses passeios são importantes pela socialização e pelo conhecimento que proporcionam. A escola sempre pensa na parte pedagógica, e esse projeto reforça a importância da preservação ambiental. Além disso, na Semana das Crianças, é essencial que eles vivenciem novas formas de aprendizado fora da sala de aula”, destacou.
O coordenador pedagógico da escola, Israel Musse, também ressaltou o caráter educativo da ação. “Mais do que um passeio, é uma aula de campo que amplia o aprendizado dos alunos em áreas como geografia, história e ciências. É uma oportunidade para que saiam do seu território, conheçam outros espaços e valorizem o que está próximo deles. Além do conhecimento, o mais importante é que vivam experiências significativas e criem memórias que levarão para a vida toda”, afirmou.
Enzo Oliveira Ramos, aluno do 6º ano, morador de Portão, falou com entusiasmo sobre a aula de campo. “O passeio foi muito bom! Eu amo biologia marinha e, quando crescer, quero ser biólogo. Fiquei animado em ver as espécies de animais e aprender mais sobre o meio ambiente”, contou o estudante de 12 anos.
Leandra do Carmo, de 14 anos, estudante do 9º ano e moradora do Caji, também compartilhou sua alegria e expectativa para o passeio. “Estou muito feliz! Foi muito bom, vi paisagens lindas e muitas coisas legais. Vi as tartarugas e aproveitei o momento divertido com meus colegas”, disse.
Pâmela Silva, de 15 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Cadetes Mirins e moradora do Areia Branca, falou sobre o que espera da experiência. “Foi maravilhoso, uma experiência nova e que eu tive, vi muitas coisas legais por lá”, comentou.
O Projeto TAMAR é uma fundação sem fins lucrativos dedicada à proteção das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção no litoral brasileiro. Criado na década de 1980 por estudantes de oceanografia, o projeto atua com pesquisa, manejo, educação ambiental e inclusão social. Hoje, é uma referência internacional e um importante ponto turístico em diversas cidades litorâneas do país.
A iniciativa reforça o compromisso da escola em promover atividades pedagógicas que unem educação, cidadania e meio ambiente, ampliando o repertório cultural e social das crianças.
Foto: Divulgação/PMLF