A comunidade de Abrantes ganhou, nesta sexta-feira (10), uma nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), um importante equipamento que facilitará o acesso da população aos serviços públicos. Resultado da parceria entre a Prefeitura de Camaçari e o Governo do Estado, o SAC foi inaugurado em uma estrutura moderna, localizada no Shopping Busca Vida, no km 10 da Estrada do Coco (BA-099).
Com investimento de R$ 3,1 milhões, o novo posto, coordenado pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb), ocupa uma área total de 672,97 m² e conta com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, estacionamento disponível, segurança patrimonial e uma diversidade de serviços agregados.
Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância de Camaçari para o estado e a necessidade de cuidar das pessoas que vivem em diferentes áreas do município. “Precisamos pensar para além do Polo Industrial, mas também para a sede, zona rural e orla. Aqui é uma área litorânea, é importante ter infraestrutura de saúde, de segurança, acesso a serviços para os moradores dessa região, porque, além de turistas e as pessoas que vêm de fora, têm a população dessa área do município. Isso é cuidado e zelo pela vida das pessoas”, afirmou.
Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano enfatizou os benefícios da localização estratégica da unidade. “Abrantes tem quase 80 mil habitantes, é uma localidade que tem crescido e, por isso, precisa desse olhar de atenção. Viemos fazendo uma série de ações aqui e, agora, com alinhamento fundamental com o Governo do Estado, a comunidade ganha uma importante iniciativa”, disse.
O novo SAC vai oferecer diversos serviços à população, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), serviços de habilitação e de veículos. Também serão disponibilizados serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Planserv, dentre outros.
Ao todo, são 20 pontos de atendimento, além de três pontos exclusivos para a realização de provas eletrônicas do Detran-BA. A estrutura também conta com uma área de espera com 65 lugares, três pontos de atendimento na recepção, salas de suporte, descompressão e reunião, copa para funcionários e DML (Depósito de Material de Limpeza). Será disponibilizada ainda uma sala de acolhimento voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitem de atendimento específico.
O secretário da Administração do Estado, Rodrigo Pimentel, ressaltou a importância da nova unidade. “Com essa inauguração, a Rede SAC passa a ter 92 postos de atendimento. Um investimento muito importante para a orla de Camaçari, atendendo toda a população que mora aqui, trazendo mais dignidade e conforto. Teremos serviços importantes e, agora, com um novo modelo de biometria integrado ao Detran e à identidade nacional”, pontuou.
O gerente da unidade, Braz Antônio Oliveira Junior, falou sobre o funcionamento da nova unidade. “Entre os principais destaques está o atendimento para a CIN, que funcionará com sistema híbrido: pela manhã, para demandas espontâneas, ou seja, por ordem de chegada, e à tarde mediante agendamento. Será um posto fundamental, pois vai atender ao cidadão e evitar que as pessoas precisem se deslocar para unidades mais distantes”, explicou.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, o Posto SAC Busca Vida conta com 46 funcionários e tem capacidade para realizar até 8.690 atendimentos mensais.
Além disso, utilizará o Sistema Atende, uma ferramenta projetada para o gerenciamento dos atendimentos e agendamentos, que serão disponibilizados na plataforma do Governo ba.gov.br. O sistema também fornecerá relatórios detalhados sobre as características e etapas do atendimento, contribuindo para uma gestão mais eficiente.
Foto: Juliano Sarraf/PMC