A prefeita Débora Regis, recebeu nesta segunda-feira (13/10), representantes da Associação dos Guardas Municipais de Lauro de Freitas (ASGUALF) para dialogar sobre demandas e melhorias para a Guarda Civil Municipal (GCMLF). O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a gestão e a categoria, abordando temas relacionados à estrutura, condições de trabalho e valorização profissional.
Participaram da reunião os advogados Ricardo Malta e Paulo Vieira, o presidente da ASGUALF Joseilton Silva, a vice-presidente Luciana Brasil, o diretor financeiro Sílvio Ricardo, e os diretores fiscais Rosenilson Gomes e Márcio Leandro.
Durante o encontro, os representantes da associação destacaram a importância da valorização da corporação e apresentaram uma série de pautas, entre elas a necessidade de uma base fixa para a GCMLF até o final do mandato, a realização de curso de formação para todos os guardas, e a aceleração do processo de aprovação do Estatuto da categoria, entre outras.
Também foi discutida a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) na mesma localidade da futura base da Guarda, além da regulamentação da ouvidoria conforme a Lei Federal 13.022/2014, a efetivação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e a criação do Conselho Municipal de Segurança.
A prefeita Débora Regis destacou a boa relação que sempre manteve com a Guarda Civil Municipal e lembrou que, enquanto vereadora, destinou emendas para melhorias da corporação, além de citar o Plano Plurianual (PPA) que tem projetos pensados para a categoria. E afirmou que as propostas apresentadas pela associação serão analisadas reforçando o compromisso da gestão com a valorização da categoria e o fortalecimento da segurança pública.
“Sempre mantive uma relação de respeito e parceria com a categoria e, enquanto vereadora, destinei emendas que não foram executadas pela antiga gestão, mas agora quero executar. Agora, como prefeita, sigo empenhada em garantir melhores condições de trabalho e estrutura para a guarda, vamos analisar as demandas e ver a possibilidade de inserir no planejamento estratégico da cidade. O diálogo é o caminho para continuarmos”, afirmou a prefeita.
O presidente da ASGUALF, Joseilton Silva, agradeceu a receptividade da prefeita e reforçou a importância do diálogo permanente entre a categoria e a gestão municipal. “Estamos satisfeitos com a abertura ao diálogo e com a disposição da prefeita em ouvir nossas demandas. A Guarda Civil Municipal tem avançado muito, e esse tipo de encontro é essencial para garantir melhores condições de trabalho”, destacou.
Os representantes da associação ressaltaram a importância da abertura ao diálogo e da parceria com o poder público municipal para o fortalecimento institucional da Guarda Civil Municipal, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar da população de Lauro de Freitas. Participaram da reunião os advogados Ricardo Malta e Paulo Vieira, o presidente da ASGUALF Joseilton Silva, a vice-presidente Luciana Brasil, o diretor financeiro Sílvio Ricardo, e os diretores fiscais Rosenilson Gomes e Márcio Leandro.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF