14 de outubro de 2025
  • :
  • :

Lauro: Débora assina 2ª ordem de serviço para ampliar rede de saúde na região do Jambeiro

Lauro: Débora assina 2ª ordem de serviço para ampliar rede de saúde na região do Jambeiro

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu mais um passo concreto na expansão da rede de saúde do município. A segunda ordem de serviço da semana, assinada nesta terça-feira (14/10), marca o pontapé das obras da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Jambeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). A ação dá continuidade ao avanço das políticas de saúde pública na cidade e ocorre 24 horas após o anúncio da USF do Capiarara, feito na segunda-feira (13/10). Ambas as iniciativas têm como objetivo levar atendimento acessível, qualificado e humanizado a regiões que ainda enfrentam carência de serviços públicos essenciais.

O aumento populacional em bairros como Jambeiro, Areia Branca, Capelão e Capiarara resultou em maior demanda por atendimentos de saúde. As novas unidades estão sendo construídas para adequar a oferta de serviços a essa demanda. No evento, a prefeita Débora Regis fez um balanço da gestão. “Encontramos uma pasta sem remédios, com equipamentos e prédios sucateados. Já avançamos muito. A saúde é e continuará sendo prioridade nesta gestão”, afirmou a prefeita Débora Regis, destacando a situação herdada.

Com um discurso direcionado à comunidade, Débora prometeu reescrever a história destes bairros. “Estamos aqui para zelar por cada canto desta cidade, pois a nossa missão é cuidar de vidas”, declarou. Aproveitando o cenário, ela apontou para uma unidade de Pronto Atendimento (PA) abandonada ao lado do terreno da futura USF e fez um anúncio: “Ainda este ano, vamos dar a ordem de serviço para recuperar este PA. A comunidade terá um atendimento de urgência e emergência de qualidade e uma atenção primária efetiva e preventiva”.

Para a comunidade do bairro, o sentimento é de esperança renovada. Edmilson Guimarães, de 53 anos, nascido e criado no Jambeiro, viu a assinatura como uma renovação de esperanças. “Desta vez, o Jambeiro vai ser contemplado! Essa unidade novinha vai trazer mais saúde para nós”, comemorou. A mesma opinião é compartilhada por Moisás César de Souza, de 75 anos, para quem a nova USF significa o fim de longos deslocamentos. “Muita gente precisa de médico e remédio. Daqui, é preciso pegar transporte. Ter a saúde perto vai facilitar a vida de todo mundo”, projetou.

A secretária interina de Saúde, Elba Brito, corroborou a fala da comunidade. “Temos regiões descobertas, mesmo com três unidades atuantes na região. O crescimento populacional aqui foi grande”, explicou. Ela detalhou que a USF do Capiarara atenderá mais de sete mil famílias, enquanto a do Jambeiro beneficiará outras quatro mil, ampliando a prevenção, através de consultas, exames e imunizações.

A construção da USF do Jambeiro – Tipo 1, é financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), num investimento de R$ 1.856.400,00. A prefeita Débora Regis enfatizou a batalha da gestão para garantir que o recurso não fosse perdido. “Lutamos desde o começo do mandato. Muitos prazos estavam perto de vencer, o que impedia o recebimento da verba. Graças a um empenho coletivo, conseguimos reverter o quadro. Hoje damos mais um passo fundamental para tirar este sonho da comunidade do papel”, finalizou, celebrando a conquista como um marco para o desenvolvimento do município.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Mateus Reis, secretários municipais, servidores, representantes da imprensa local e membros da comunidade.

Foto: Jean Victor/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *