15 de outubro de 2025
  • :
  • :

Camaçari é destaque em evento estadual sobre rastreamento do câncer do colo do útero

Camaçari é destaque em evento estadual sobre rastreamento do câncer do colo do útero

Camaçari foi destaque durante o evento promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta segunda-feira (13), que apresentou as novas diretrizes de rastreamento do câncer do colo do útero. O município foi convidado a compartilhar a experiência exitosa do projeto piloto de rastreamento, implementado pela Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) dentro do programa Agora Tem Especialidades, do Ministério da Saúde.

O encontro, realizado no formato híbrido, contou com a participação de gestores e técnicos de diversos municípios baianos. O objetivo foi discutir as estratégias atualizadas do Ministério da Saúde e trocar experiências sobre práticas inovadoras de prevenção e diagnóstico precoce, tendo o modelo de Camaçari como referência.

Durante a apresentação, a equipe técnica da Sesau detalhou as etapas do projeto piloto, que têm garantido maior efetividade na identificação precoce de lesões e ampliado o acesso das mulheres aos exames preventivos, especialmente na Atenção Básica.

Para a diretora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rucelly Finamori, o reconhecimento de Camaçari reflete o comprometimento da gestão com políticas públicas de saúde inovadoras. “Ficamos muito felizes em ver o trabalho das nossas equipes sendo reconhecido em nível estadual. Camaçari tem se destacado pela organização da rede, pela formação dos profissionais e pelo investimento contínuo em ações que fortalecem o cuidado integral e humanizado com a saúde da mulher”, destacou.

A diretora de Atenção Básica, Márcia Cruz, reforçou que o sucesso do projeto está na integração entre as equipes e no acompanhamento sistemático das pacientes. “O rastreamento só é efetivo quando o cuidado é contínuo. Nossa equipe tem feito um trabalho exemplar de busca ativa, acompanhamento e educação em saúde, o que tem garantido resultados expressivos para a população feminina do município”, afirmou.

O diretor das Policlínicas, Amaury Miranda, também destacou a importância do projeto como instrumento de gestão e fortalecimento da rede municipal. “Esse projeto piloto mostrou que o investimento em planejamento, monitoramento e qualificação das equipes traz resultados reais. O reconhecimento de Camaçari é fruto do empenho coletivo e da nossa capacidade de transformar diretrizes em ações práticas que impactam diretamente a vida das pessoas”, pontuou.

Com os resultados positivos, Camaçari foi apontado pela Sesab como modelo para outros municípios baianos, que deverão adotar as mesmas diretrizes e metodologias nos próximos meses, fortalecendo a estratégia estadual de enfrentamento ao câncer do colo do útero.

Em agosto, o município foi o epicentro do lançamento nacional das novas diretrizes de rastreamento, que incluem a adoção do teste DNA-HPV como método primário. A nova tecnologia permite diagnósticos mais precisos e rápidos, reduzindo o número de mulheres que descobrem a doença em estágio avançado. Inicialmente, três unidades de saúde aplicam o novo teste, com o apoio do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM): Unidades de Saúde da Família (USFs) Camaçari de Dentro, Machadinho e Vila de Abrantes.

O teste de DNA-HPV substitui o exame citopatológico (Papanicolau) como método primário de rastreamento, oferecendo maior sensibilidade para detectar infecções por tipos oncogênicos do vírus e permitindo intervalos mais seguros entre os exames. O público-alvo são mulheres de 25 a 60 anos, com periodicidade de cinco anos para quem tiver resultado negativo. Nos casos positivos para HPV 16 ou 18, há encaminhamento direto para colposcopia; para outros tipos, é realizada citologia reflexa. Quem faz a análise molecular é o Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (LACEN-BA), da Sesab.

Foto: Divulgação/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *