Com foco em uma segurança pública mais participativa e eficiente, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), deu início nesta quinta-feira (16/10) à implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), vinculado à Área Integrada de Segurança Pública (AISP-23).
O encontro, realizado na sede da secretaria, na Praça João Thiago, no Centro, contou com a presença de representantes da Guarda Municipal, das 52ª e 81ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM), da Polícia Civil e de membros da comunidade. Durante a reunião, foram debatidas questões relacionadas à segurança no município e discutidas formas de estreitar o diálogo entre a população e as forças de segurança.
O secretário da SSPLF, Glauber Moraes, destacou a relevância da criação do conselho para o fortalecimento da segurança pública local. “Hoje damos início a uma nova etapa da gestão municipal no que diz respeito à segurança pública integrada com o Governo do Estado. Estaremos todos juntos para melhorar cada vez mais a sensação de segurança no município e tornar Lauro de Freitas um lugar ainda melhor para os nossos cidadãos”, afirmou.
Durante a apresentação do projeto, o coordenador-geral da SSPLF, Igor Fidelis, explicou como funcionará o conselho. “Vamos atuar dentro do modelo AISP, que engloba a 52ª e a 81ª CIPM, além das Delegacias Territoriais 23ª, 27ª e 34ª. Esses órgãos, em conjunto com a comunidade, irão discutir e fortalecer as ações de segurança no município. Essa estrutura tem uma representatividade muito importante, pois aproxima a população das forças de segurança, dentro de uma filosofia de polícia comunitária”, destacou.
Presente no encontro, o capitão Roberto, da 52ª CIPM, reforçou a importância da atuação conjunta. “A segurança é responsabilidade de todos. A criação do conselho aqui em Lauro representa a integração entre as forças de segurança, a comunidade, as escolas e o comércio. Cada um pode contribuir do seu jeito para promover um ambiente mais seguro onde vivemos”, afirmou o oficial.
A criação do CONSEG representa um passo importante para consolidar políticas públicas de segurança mais democráticas, colaborativas e alinhadas com as reais necessidades da população de Lauro de Freitas.
Foto: Jean Victor/PMLF