Com o objetivo de aprimorar os mecanismos de acompanhamento da aprendizagem e fortalecer as estratégias de melhoria da qualidade do ensino, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), participou, na tarde desta terça-feira (28/10), de uma reunião com secretário de educação de Salvador. O encontro teve como pauta a plataforma de avaliação e monitoramento da educação de Salvador, “Sistema Prosa”, que integra informações e indicadores de desempenho da rede pública de ensino.
A secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, foi acompanhada pela diretora Lícia Santos, da diretoria de Gestão Escolar e Monitoramento da Evolução da Qualidade do Ensino por Escola. Na oportunidade, ambas conheceram as funcionalidades da ferramenta, que centraliza dados de avaliações somativas e formativas, indicadores de qualidade e recursos voltados à elaboração e ao monitoramento de projetos educacionais.
A apresentação da plataforma foi conduzida pelo secretário de educação de Salvador, Thiago Dantas, que demonstrou as potencialidades do sistema desde o cadastro de turmas e aplicação de testes até o acesso e a interpretação pedagógica dos resultados.
Na ocasião, Tamires Andrade destacou: “Entendemos a necessidade de metrificar os indicadores da educação. Avaliar é essencial para entender nossos avanços, identificar desafios e construir uma educação de qualidade. Não dá para aguardarmos avaliações externas para ter um raio x da educação de Lauro de Freitas, por isso construiremos a nossa sistemática de avaliação interna da rede municipal”, disse a gestora.
Tamires reforçou ainda que a SEMED está caminhando no processo de modernização da gestão educacional, com o propósito de tornar Lauro de Freitas uma referência em educação pública de excelência pautada na análise de dados, no monitoramento de resultados e na formação continuada dos profissionais da rede.
Foto: Divulgação/PMLF







