O espetáculo desta sexta-feira (31/10) foi diferente. Entre risos e aplausos, 700 alunos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas participaram de uma sessão especial do Patati Patatá Circo Show, uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A ação teve como objetivo oferecer um dia de alegria e encantamento às crianças, fortalecendo o vínculo entre educação, cultura e lazer.
A prefeita Débora Regis prestigiou a sessão e elogiou a ação conjunta entre a SEMED e o circo. “Proporcionar experiências culturais e afetivas como essa é parte do nosso compromisso com uma educação que também ensina pelo amor, pela alegria e pela convivência. Ver o brilho no olhar das nossas crianças é a maior recompensa que qualquer gestor público pode ter”, afirmou a gestora.
A idealização da atividade partiu da secretária de Educação, Tamires Andrade, que ressaltou o caráter inclusivo da iniciativa. “Encerramos o mês das crianças com um gesto de carinho e cuidado. As escolas contempladas são de áreas de vulnerabilidade social, e, para muitos alunos, esta foi a primeira oportunidade de ir a um circo. Em novembro, mais 2.500 alunos da rede municipal também participarão desse lindo espetáculo e viverão um momento que, certamente, ficará guardado em suas memórias”, destacou.
Em meio às risadas e canções, a pequena Emanuele Amorim da Silva, de 8 anos, contou o que mais gostou no espetáculo: “Eu adorei ver o Patati! Eu já tinha vindo uma vez, mas hoje foi mais divertido”, disse animada. Já o pequeno Marcos Davi Alves, de 7 anos, viveu sua primeira experiência sob a lona do circo e se emocionou: “Eu estou sonhando, porque nunca vi tanta coisa bonita. Estou alegre e nunca vou esquecer esse dia. Vou guardar no meu coração para sempre. Obrigado, meu Deus, por esse dia”, contou o estudante, com brilho nos olhos.
A professora Cíntia Nunes Dias, da Escola Municipal de Vila Praiana, acompanhou sua turma de alunos de 6 a 7 anos e destacou o impacto positivo da experiência. “É maravilhoso. Eles se sentem acolhidos, felizes. Muitos vêm de famílias carentes e talvez nunca tivessem essa oportunidade. Esse momento vai ficar para sempre na memória deles, é uma lembrança que leva alegria e aprendizado”, afirmou emocionada.
Participaram desse momento inclusivo as escolas Quingoma, Jardim Ipitanga, Aurora Magalhães, Vila Praiana e Sônia Maria. O espetáculo, realizado no estacionamento do Parque Shopping Bahia, na Avenida Santos Dumont, foi cuidadosamente planejado para garantir segurança e conforto aos alunos. Monitores especializados acompanharam as turmas durante todo o período, assegurando que cada criança pudesse vivenciar o momento com tranquilidade e encantamento.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF







