O deputado estadual Niltinho (PP) elogiou o Governo do Estado da Bahia pelo investimento em segurança pública, no valor de RS 792 milhões. E ainda entre o final de 2025 e no percorrer de 2026 o Governo do Estado da Bahia realizará um investimento de R$ 252 milhões também na área de segurança pública. O anúncio foi realizado hoje (4) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“É um pacote de investimentos em diversas áreas da segurança pública, demonstrando, mais uma vez, que o governador Jerônimo Rodrigues vem tratando o tema do combate à criminalidade como prioridade na sua gestão”, diz Niltinho.
Serão realizados novos concursos para a Polícia Civil com 750 vagas, sendo 500 para investigadores, 150 para escrivães e 100 para delegados. E serão convocados 85 oficiais da PM e 41 oficiais do Corpo de Bombeiros Militares aprovados em concurso; assim como mais 600 policiais militares da reserva. E entrarão em serviço 2 mil novos policiais militares com formatura prevista para dezembro. Também serão convocados 153 policiais penais. E terá início um curso de formação para 267 policiais penais ainda em novembro.
E até dezembro deste ano serão entregues cerca de 500 viaturas para as forças policiais.
Também serão entregues 66 novas unidades no interior, sendo 24 delegacias, 35 pelotões e mais 07 unidades da DPT (sendo 5 salas lilás para atendimento às vítimas de violência contra as mulheres).
E o sistema penitenciário contará com 1.324 novas vagas e a requalificação de 432 vagas existentes, totalizando 1756 vagas.
“Também ocorrerá um incremento no combate ao crime com a publicação da Portaria de Implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência e a construção do novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Assim como o investimento em tecnologia com a entrega de 40 drones. “Estes investimentos anunciados hoje pelo Governo do Estado da Bahia reforçam bastante a atuação da Secretaria de Segurança Pública em diversos setores”, afirma Niltinho.
Ele também cita o endurecimento do combate ao crime organizado e facções, com o apoio ao Projeto de Lei Anti-Facção e a PEC da Segurança Pública, do Governo Federal.
Vertente social
Segundo Niltinho, há também uma vertente social nas medidas anunciadas pelo Governo do Estado da Bahia. Dentre elas, a construção e implantação de 3 Casas da Mulher Brasileira, em Irecê, Itabuna e Feira de Santana, em parceria com as prefeituras, Governo Federal e o sistema de justiça.
“O combate à criminalidade e pela construção da paz não passa só por ações de segurança pública. E uma das vertentes das ações anunciadas hoje pelo Governo do Estado da Bahia que têm como foco a educação e a cidadania, envolvendo as comunidades”, frisou o parlamentar.
Ocorrerá, por exemplo, ampliações em 149 novas escolas que são abertas para atividades nos finais de semana. E também a reforma de escolas estaduais nos territórios do Programa Bahia pela Paz. E serão implantados 24 “Coletivos Bahia pela Paz” na capital e no interior do estado, até junho de 2026.
Também serão realizados editais de cultura destinados às organizações que atuarão junto aos “Coletivos Bahia Pela Paz”.
“Essas ações, na segurança pública, na repressão à criminalidade e nas ações de inteligência policial, assim como os investimentos em cultura, educação e em prol da paz integram um grande projeto do Governo do Estado da Bahia”, finalizou Niltinho.
Outras ações neste sentido foram anunciadas hoje pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Foto: Divulgação







