6 de novembro de 2025
  • :
  • :

Prefeitura de Camaçari e Bahia Pesca firmam parceria para distribuição de alevinos

Prefeitura de Camaçari e Bahia Pesca firmam parceria para distribuição de alevinos

Um novo momento na aquicultura do município foi iniciado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e a Bahia Pesca. O ato foi realizado durante o Workshop Construindo Redes, realizado nesta quinta-feira (6), na Casa do Trabalho.

“Vocês são a motivação de nós estarmos aqui, porque vocês estão aqui é que tudo isso está acontecendo, e eu fico muito feliz. Porque em cada evento que é feito da Secretaria de Agricultura e Pesca, nós temos um número maior de pessoas, e isso mostra que nós estamos alcançando, que estamos visitando, correndo trecho”, afirmou a vice-prefeita, Pastora Déa Santos, durante o evento.

O titular da Sedap, Fabiano Dourado, ressaltou esse novo momento da piscicultura no município, destacando a geração de renda que a iniciativa promove. “É um momento de felicidade para os piscicultores. Camaçari é uma cidade que tem uma extensão territorial gigantesca, tem vários piscicultores que fazem a criação do peixe dentro de sua propriedade e o município tinha mais de década que não tinha essa parceria, não tinha doação desses alevinos. E essa parceria vai fazer com que Camaçari comece a ter um polo da piscicultura mais forte, com mais robustez e assim a gente possa alavancar a criação de peixe para a nossa localidade”, afirmou.

Por meio da parceria, foram entregues mais de 61 mil alevinos durante o evento, como explicou o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória. As entregas dos alevinos serão realizadas mensalmente.

“Esse termo de cooperação é mais do que o documento assinado, na verdade, é o firmamento e o compromisso de uma nova política pública que estava um pouco abandonada em Camaçari. A gente está falando de uma retomada da piscicultura familiar, de uma retomada de dignidade, de uma alimentação mais saudável, de novos empreendedores. Então, é uma retomada que a Bahia Pesca, através do Governo do Estado, vai trazer ainda capacitação, acompanhamento técnico e visita técnica”, disse.

O Workshop Construindo Redes foi ministrado pelos técnicos da Bahia Pesca, divididos em três temas: Licenciamento Ambiental para Empreendimentos de Piscicultura, com Daniel Cambeses; Noção Básica de Piscicultura, com Ilana Leone; e Fundamentos de Piscicultura, com Paulo Roberto. Durante a explanação, os produtores foram orientados sobre o processo de licenciamento, produção e beneficiamento de pescado.

O palestrante e coordenador de licenciamento ambiental da Bahia Pesca, Daniel Cambeses, explicou a necessidade da formação. “Para se produzir, precisa ter a licença ambiental, que é uma obrigação legal do produtor rural. Então, é o primeiro passo para abrir um empreendimento aquícola, que é a produção de qualquer organismo aquático que tenha pelo menos um ciclo de sua vida na água, seja piscicultura, algacultura, por exemplo. Essa licença pode ser solicitada via município, os municípios estão aptos e Camaçari está apto a licenciar”, detalhou.

Com história extensa como produtor no município, Edenilson Damasceno, 61 anos, da comunidade Joia do Rio, de Barra do Pojuca, celebrou a retomada do apoio e incentivo aos aquicultores do município com a distribuição dos alevinos e as visitas técnicas. “Eu acho uma iniciativa muito boa. Sou um dos fundadores do projeto de aquicultura do município de Camaçari, os primeiros tanques cavados nasceram em nossa comunidade, o projeto fomos nós que construímos, lá no início dos anos 2000”, finalizou, se dizendo com esperança de tempos melhores.

O Workshop Construindo Redes é uma ação do Governo do Estado que percorre diversos municípios e tem, dentre os objetivos, fortalecer a pesca e a aquicultura, reunindo conhecimento, sustentabilidade e oportunidades para os profissionais do setor.

Foto: Patrick Abreu/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *