A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), participa da campanha nacional “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, promovida pelo Ministério da Saúde. Durante toda a semana, equipes da Vigilância em Saúde, agentes de endemias e profissionais das unidades de saúde percorreram bairros do município realizando visitas domiciliares, mutirões de limpeza, borrifações e ações educativas.
A mobilização do Dia D da Dengue, cujo lema é “Contra o mosquito, todos do mesmo lado”, acontecerá no sábado (8/11). Mais do que uma data simbólica, é um convite à ação: cada morador torna se agente de prevenção para ajudar os profissionais de saúde na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti e reforçar a importância da responsabilidade coletiva no combate às arboviroses. Mostrando à comunidade que pequenas atitudes diárias fazem grande diferença na prevenção da dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou em 2024 mais de 6,2 milhões de casos de dengue, número que reforça a necessidade de vigilância constante. Em Lauro de Freitas, os casos seguem sob controle, mas a Secretaria de Saúde alerta para a importância de manter a atenção redobrada mesmo durante o verão, quando o mosquito também se prolifera com facilidade.
Entre as principais medidas preventivas, a SESA reforça que os moradores devem: tampar bem caixas d’água, tonéis e reservatórios, evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e prefira colocar areia até a borda, guardar garrafas e baldes sempre virados para baixo, descartar pneus e recipientes que possam acumular água, limpar calhas, ralos e bandejas de ar-condicionado e geladeira, manter o lixo bem fechado e não deixá-lo acumulado em áreas externas.
A prefeitura reforça que o combate à dengue é contínuo e depende do comprometimento de toda a comunidade.
Foto: Divulgação







