Com ganho na qualidade do serviço ao cidadão, o modelo de atendimento “Aqui tem SAC” da 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari foi inaugurado nesta sexta-feira (7). Esta é a 8ª unidade do sistema, que possibilita um novo fluxo de atendimento, com acolhimento dos cidadãos no registro de ocorrências, no agendamento de audiências e no gerenciamento do fluxo pelo Sistema Atende.
Destacando a relevância da parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o prefeito Luiz Caetano reforçou a importância do trabalho integrado entre os poderes.
“Aqui em Camaçari criamos o Gabinete de Segurança Pública, oficializamos, criamos o Fundo de Segurança Pública e estamos nos estruturando no sentido de dar apoio a toda a segurança pública”, afirmou o gestor, elencando investimentos da Prefeitura em diversos setores, como a iluminação.
O modelo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nas unidades da Polícia Civil compreendeu intervenções estruturais e tecnológicas, com a disponibilização de tablets, impressoras térmicas, mobiliário padronizado e sistema próprio de organização de filas, bem como a capacitação de pessoal.
O subsecretário da SSP-BA, Marcel Oliveira, ressaltou o investimento do Governo do Estado e o diferencial de ter a municipalidade como parceira da segurança pública. “É um sinônimo de respeito, de cuidado com o cidadão, principalmente quando você atrai ele a um serviço de segurança pública, porque quando o cidadão busca a segurança pública é porque ele está no momento de necessidade. Então, nada mais justo do que atendê-lo bem, ter uma pessoa capacitada para ouvir com calma, fazer aquela primeira triagem, primeiro registro, orientação e ainda disponibilizar o policial que está na supervisão, para que possa fazer o atendimento de retaguarda priorizado.”
Também presente na cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, celebrou a entrega de hoje. “O que a sociedade tem demonstrado é que quer um governo com os entes todos unidos. Então, ter hoje essa integração com a Prefeitura e as demais secretarias e o sistema SAC nos possibilita melhores instrumentos para que possamos escrever novas páginas em nível de enfrentamento à criminalidade”, enfatizou.
A estrutura física, reformada segundo o padrão SAC, passou a contar com ambiente acessível e humanizado, oferecendo cabines de atendimento equipadas, sala de espera centralizada e banheiro adaptado. O novo fluxo de atendimento, baseado na triagem inicial, registro supervisionado por policial e direcionamento adequado dos serviços, assegura agilidade, organização e transparência, liberando os policiais civis para atividades investigativas e fortalecendo a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Para o superintendente do SAC, Flávio Machado, a entrega representa a preocupação com a qualidade do serviço prestado ao cidadão no momento de necessidade, com profissionais capacitados para um atendimento ágil e eficiente. “Ele precisa de todo acolhimento, todo carinho, cuidado nesse momento”, frisou. “Outro pilar desse modelo Aqui tem SAC é exatamente o redesenho desse fluxo na delegacia”, afirmou.
A titular da 18ª DT, Danielle Monteiro, falou sobre a resposta positiva ao novo modelo, que já está em prática na unidade. “É um atendimento especializado, a gente tem sentido, ele já está há alguns dias implantado, e a gente tem sentido uma melhora na ocorrência policial. Quem vem nos procurar tem sempre demonstrado que gostou do atendimento, as ocorrências estão sendo feitas com mais qualidade. Então, a gente tem, realmente, com o Aqui tem SAC, prestado um serviço melhor”, sinalizou.
Estavam presentes a vice-prefeita, Pastora Déa Santos; os secretários de Relações Institucionais, Ademar Lopes; da Mulher, Branca Patrícia; e de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Fabiano Dourado, além de diversas autoridades policiais, do Legislativo e do Judiciário.
Foto: Patrick Abreu/PMC







