A Prefeitura de Lauro de Freitas participou do Encontro Nacional de Corregedorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, entre os dias 4, 5 e 6 de novembro, por meio da Corregedoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração (SECAD). No evento, as ações do setor local foram reconhecidas como caso de sucesso pela excelência na atuação em gestão e inovação.
Como pioneira na Bahia a integrar a Rede do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), a Corregedoria Municipal atingiu em junho de 2025 os mais altos índices de excelência no Painel Nacional de Correição. Este resultado eficiente, já restituiu R$ 8.554.978,30 milhões aos cofres públicos municipais, por meio de ações de moralidade e conformidade, com previsão de ultrapassar R$ 15 milhões até meados de 2026.
De acordo com o corregedor-geral, Marcelo Costa, os resultados refletem a diretriz estabelecida pela gestão municipal para uma atuação mais técnica e estratégica. “Elevamos nossos padrões com foco na moralidade e na eficiência, e hoje colhemos o reconhecimento nacional, com apenas 10 meses de gestão”, afirmou.
A Corregedoria já conduziu mais de 1.700 processos de forma 100% digital pelo Procedimentos Administrativos Disciplinares Eletrônicos (ePAD), sistema criado pela Corregedoria-Geral da União, que visa facilitar o trabalho das corregedorias, assegurando transparência e conformidade. Durante o evento, a equipe também debateu a implementação do EVA-IA, ferramenta de inteligência artificial da CGU que promete agilizar e dar mais segurança jurídica às apurações.
Com essas iniciativas, Lauro de Freitas consolida um novo modelo de gestão pública, integrado e orientado por resultados, que deve deixar um legado duradouro de transparência e eficiência para a população.
Foto: Divulgação/PMLF







