A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, liderou uma comitiva de secretários municipais até Salvador, nesta terça-feira (11/11), para conhecer as ações e os resultados do programa Morar Melhor. Entre os objetivos da visita, está a proposta de replicar em Lauro de Freitas essa política pública de sucesso na área habitacional, que tem contribuído para resgatar a cidadania e melhorar as condições de moradia de famílias em situação de vulnerabilidade.
A gestora destacou o caráter transformador do programa. “Com certeza queremos implementar em nossa cidade ações como esta, que trazem dignidade e melhoram significativamente a vida das pessoas mais vulneráveis. É emocionante ver como essas reformas impactam diretamente na autoestima das famílias beneficiadas”, afirmou Débora Regis, após o encontro.
Durante a reunião, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (SEINFRA), Luiz Carlos de Souza, apresentou os principais resultados do Morar Melhor. Ele ressaltou que o programa gera impactos sociais positivos, promovendo mais conforto e segurança aos moradores. “Muitas pessoas com problemas respiratórios vivem em locais insalubres, com mofo e infiltrações, o que agrava as doenças. O Morar Melhor consegue transformar também essa realidade”, destacou o secretário.
A comitiva de Lauro de Freitas contou ainda com a presença da secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim; da secretária Chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; da gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Diana de Souza; e do secretário de Administração (SECAD), Tássio Azevedo, entre outras autoridades municipais.
Criado pela Prefeitura de Salvador, o Morar Melhor completou 10 anos em outubro de 2025, alcançando a marca de mais de 60 mil famílias beneficiadas em todas as regiões da capital baiana. Ao longo dessa década, o programa realizou reformas estruturais e de acessibilidade, incluindo troca de telhados, reboco, pintura, instalação de esquadrias, kits sanitários, rampas e corrimãos, garantindo moradias mais seguras e dignas.
A visita técnica da Prefeitura de Lauro de Freitas sinaliza a intenção da gestão municipal de adaptar o modelo para uma futura implementação local de um programa habitacional, voltado a famílias em vulnerabilidade social e residencial.
Foto: Divulgação/PMLF







