12 de novembro de 2025
  • :
  • :

Lauro de Freitas faz visita técnica a unidade de atendimento educacional especializado em Mata de São João

Lauro de Freitas faz visita técnica a unidade de atendimento educacional especializado em Mata de São João

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, nesta terça-feira (11/11), uma visita técnica ao Centro de Atendimento Educacional Especializado Profª Maceli França Oliveira, localizado no município de Mata de São João. O objetivo foi conhecer de perto as práticas, a estrutura e o modelo de atendimento voltado a estudantes com necessidades educacionais especiais.

Durante a visita, a titular da SEMED, Tamires Andrade, e as diretoras de educação e inclusão conheceram as salas de atendimento psicopedagógico, os ambientes de acolhimento e os espaços sensoriais adaptados para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais. A estrutura do centro é composta por ambientes temáticos como Casa de Atividades da Vida Diária (AVD), supermercado e sorveteria que simulam situações reais do cotidiano, promovendo autonomia, reabilitação e independência dos estudantes com deficiência e autismo.

Tamires Andrade, destacou a importância da troca de experiências entre municípios e o papel do intercâmbio técnico no fortalecimento das políticas inclusivas. “Visitas como essa ampliam nosso olhar e nos ajudam a pensar em soluções cada vez mais humanas e eficazes para o atendimento educacional especializado. Conhecer o trabalho de Mata de São João reforça o quanto o investimento em inclusão transforma vidas e fortalece o compromisso da educação pública com a equidade e o respeito à diversidade”, afirmou a secretária.

A gerente de Educação Especial de Mata de São João, Jamile Santana, explicou o funcionamento da unidade e destacou o impacto social do serviço. “Atendemos cerca de 820 crianças, com acompanhamento multiprofissional que inclui fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, psicopedagogo e pedagogo, além de articulação direta com a Secretaria de Saúde. É um trabalho que garante dignidade, desenvolvimento e inclusão para cada estudante”, explicou Santana.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e é mantido integralmente com recursos municipais. A visita técnica integra as ações de formação continuada e intercâmbio de experiências promovidas pela SEMED, que busca referências regionais em boas práticas de inclusão escolar.

A secretária de educação esteve acompanhada por Jamile Ferreira, diretora da Educação Básica; Alexsandra Reis, diretora do Ensino Fundamental I e II; Aline Rosário, diretora do Departamento de Inclusão e Diversidade; e Ana Victória, assessora técnica.

Foto: Divulgação/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *