Com foco em estimular o aprendizado e a inclusão digital foi realizada, nesta quinta-feira (13/11), a primeira etapa do curso “Informática Básica – Primeiros Passos na Inteligência Artificial”. A capacitação é promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR) e do Programa Mulher Cidadã.
Em parceria com o Núcleo de Práticas de Administração (NUPA), e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), ambos da Unime, este curso oferece para as mulheres noções fundamentais de informática e introdução à inteligência artificial, ferramentas essenciais para o mundo corporativo e a comunicação atual.
Para a coordenadora de Departamento de Igualdade de Gênero e Autonomia Financeira e Econômica da SEMPADHIR, Nelia Santana, este curso vai ajudar as participantes. “Essa tecnologia veio também para trazer autonomia para as mulheres, pois quem estiver preparada vai alçar novos voos e foi pensando nisso, que a gestão viu a necessidade de levar essas ferramentas para que as mulheres de Lauro de Freitas”, destacou.
A moradora de Itinga, Noemia Oliveira, salientou a importância da qualificação. “Esse é um momento importante. Participar desse projeto nos traz empoderamento e conhecimento e eu só tenho a agradecer a iniciativa da prefeitura e a parceria da Unime, por terem este olhar voltado para nós”, disse.
Presente no curso, a coordenadora do NUPA e do NAF, Ahiram Cardoso, pontuou como a formação tem contribuído para a autonomia das mulheres. “Esse curso faz com que a gente consiga levar para a comunidade uma capacitação para o mercado de trabalho. Com este curso, elas passam a conhecer o computador, como trabalhar, e ter mais segurança”, finalizou.
As participantes ainda terão aulas nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro.
Foto: Divulgação/PMLF







