20 de novembro de 2025
  • :
  • :

Fórum reúne mulheres e cria rede voltada ao empreendedorismo feminino em Camaçari

Fórum reúne mulheres e cria rede voltada ao empreendedorismo feminino em Camaçari

Integrando a Semana Global do Empreendedorismo de Camaçari 2025, nesta quarta-feira (19), o Fórum de Empreendedorismo Feminino reuniu uma plateia de mulheres no auditório da Casa do Trabalho, em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A programação foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), dentro do Programa Acelera Camaçari – Hub de Negócios, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e investimento do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

O evento envolveu painéis, mentorias e criação da Rede de Mulheres Empreendedoras, promovendo a representatividade e o fortalecimento dos negócios liderados por mulheres, especialmente em vista que, em Camaçari, dos mais de 26 mil microempreendedores individuais (MEIs), mais de 80% são mulheres.

O dado foi apresentado pela titular da Sedec, Adriana Marcele, que destacou a importância do fortalecimento das mulheres que empreendem no município. “O fórum cria estratégias para que elas tenham voz, que participem de uma política pública que faça com que os empreendimentos sejam fortificados através de uma rede”, afirmou.

Para a secretária da Mulher, Branca Patrícia, fortalecer o empreendedorismo na cidade é promover autonomia das mulheres. “Estamos trabalhando para estruturar políticas públicas que fomentem o empreendedorismo, como rotatividade de feiras, qualificação das mulheres, investimentos em microcréditos para que elas possam ter aceso e também quebrar o ciclo da violência. Quando a gente investe no empreendedorismo, a gente oportuniza as mulheres que foram acometidas por uma situação de violência em sair desse ciclo, promovendo autonomia financeira e a capacidade de dar os próximos passos”.

Durante o fórum, foi apresentado o Projeto do Diagnóstico e Cadastro do Empreendedorismo Feminino de Camaçari, que consistiu no lançamento da pesquisa municipal, com explicação do propósito, importância e orientações para a participação das empreendedoras. No painel “Mulheres Empreendedoras”, foram debatidos desafios, superações, estratégias de crescimento e impacto socioeconômico do território.

Abordando assuntos como construção de marca pessoal, credibilidade, comunicação e apresentação profissional, a palestra “Imagem Empresarial e Posicionamento Profissional para Mulheres Empreendedoras” foi ministrada pela economista Lica Argolo, especialista em Marketing Estratégico, Imagem Empresarial e Neurociência do Consumo.

“Trazemos estratégias para fortalecimento dos negócios liderados por mulheres. Então é trabalhar a imagem do negócio, não só da própria mulher, da equipe e da empresa, entendendo que imagem não é só aparência, é como o empreendimento conta a sua história e como o cliente percebe a empresa. Isso, atualmente, é muito importante dentro de um mercado competitivo, onde atrair cliente está cada dia mais desafiador”, disse Argolo, ao explicar que a imagem engloba não somente o visual, mas também o tratamento ao cliente, comportamento, como a empresa se comunica e a presença digital.

Em seguida, como destaque do evento, foi realizada roda de conversa – momento colaborativo para troca de experiência e articulação de oportunidades – e criação da Rede Municipal de Mulheres Empreendedoras, com a definição dos próximos passos.

Para as participantes do fórum, o espaço foi de aprendizado. É o que destacou Adriana Maturino, empreendedora há cerca de oito anos e CEO da Maturino’s Gourmet, empresa de buffet corporativo e fúnebre. “É uma oportunidade incrível de aquisição de conhecimentos e experiência, e também de networking. Achei nota 10”, classificou.

Quem também elogiou a iniciativa foi Ednail Aleixo Franco, proprietária do Ateliê Vitrine Yawo, loja on-line de vestimentas de candomblé e umbanda. Empreendora há 11 anos, ela enfatizou que foi em busca de melhorias para a atuação. “Trabalho com criação, e isso traz para o comércio o sentimento de cuidado para com as pessoas. Ações como a de hoje agregam conhecimento e traz engajamento de rede”, disse.

Com o tema “Camaçari empreende o futuro”, a Semana Global do Empreendedorismo de Camaçari 2025 tem envolvido empresários, empreendedores, investidores, startups, micro e pequenos negócios, estudantes e pessoas interessadas em inovação e criatividade, com uma vasta agenda de atividades.

A ação é uma celebração anual realizada em novembro em mais de 100 países, que visa fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. No Brasil, a lei de 2021 oficializou a celebração na terceira semana de novembro, promovendo atividades como palestras, debates e seminários para impulsionar políticas públicas de apoio e o ecossistema de empreendedorismo no país.

Em Camaçari, o evento tem o apoio de entidades empresariais da cidade, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Camaçari e Região (Sicomércio); além das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), de Governo (Segov), da Mulher (Semu) e de Cultura (Secult).

A programação, iniciada na última sexta-feira (14), já contou uma série de atividades, como palestra do historiador, professor e escritor Leandro Karnal; experiência imersiva Empretec Experience; Seminário de Crédito Consciente; e Feira de Empreendedorismo e Ação Comércio Forte.

A agenda segue até o dia 28 de novembro, com mais iniciativas com foco no fomento e apoio ao empreendedorismo, confira:

24 a 29/11 – segunda a sábado
Empretec – Empresário do Futuro (turma 6)
Local: Camaçari Plaza
Horário: 8h às 17h
Resumo: imersão intensiva de seis dias conduzida pelo Sebrae, voltada ao desenvolvimento do comportamento empreendedor e liderança empresarial.

25/11 – terça-feira
Seminário Sustentabilidade, Inovação e Negócios
Local: Casa do Trabalho
Horário: 9h às 17h
Resumo: reunirá especialistas e empresários para discutir práticas ESG, modernização do comércio, inovação, energia limpa e economia circular, promovendo conexões entre sustentabilidade e competitividade.

26/11 – quarta-feira
Seminário Ideia Preta – Afroempreendedorismo
Local: Casa do Trabalho
Horário: 9h às 17h
Resumo: espaço de valorização do afroempreendedorismo, com feira de marcas negras, painéis e apresentações culturais.

27 e 28/11 – quinta e sexta-feira
Fórum Camaçari Cidade Inovadora
Local: Casa do Trabalho
Horário: 9h às 17h
Resumo: lançamento oficial do Ecossistema Camaçari Inova e debate sobre as políticas públicas municipais de inovação, tecnologia e ações de fomento à inovação.

Foto: Patrick Abreu/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *