A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio do Diário Oficial do MunicÃpio (DOM), deste sábado (22/11), declara situação de emergência em todo o municÃpio em razão das fortes chuvas que vêm atingindo a cidade. A medida foi assinada pela prefeita Débora Regis através do Decreto Municipal de nº 5.568/2025, após a Defesa Civil apontar danos significativos provocados pelo avanço de sistemas de instabilidade atmosférica.
Â
De acordo o decreto, o municÃpio foi impactado por um evento classificado como tempestade local convectiva de chuvas intensas nÃvel II. O fenômeno gerou enxurradas, alagamentos, erosões, elevação abrupta dos nÃveis de rios e canais da cidade, afetando diversos bairros. Além disso, famÃlias desalojadas, residências e edificações danificadas, vias públicas intransitáveis, comprometimento da rede de drenagem urbana são algumas das situações provocadas pelas fortes chuvas.
Â
De acordo com DOM, a magnitude dos prejuÃzos, ultrapassa a capacidade de resposta do municÃpio com recursos ordinários, tornando indispensável o apoio dos governos Estadual e Federal para assistência humanitária e ações de reconstrução. O documento terá vigência de cento e oitenta dias e entra em vigor na data de sua publicação.
Â
Equipes das secretarias municipais seguem mobilizadas desde o inÃcio das ocorrências, atuando de forma integrada. A gestão orienta a população para redobrarem a atenção e evitarem acessar áreas alagadas. Em situações de risco, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número: (71) 3190-5949 e WhatsApp: (71) 3288-8628. Para mais informações do Diário Oficial acesse o link: https://shre.ink/qNOQ.
Foto: Divulgação/PMLF






