24 de novembro de 2025
  • :
  • :

Receita do Vale do São Francisco vence Concurso da Moqueca 2025

Receita do Vale do São Francisco vence Concurso da Moqueca 2025

Em uma disputa acirrada entre as 13 zonas turísticas da Bahia, no último domingo (23), no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador, a receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar, de Juazeiro, no Vale do São Francisco, foi a vencedora do Concurso da Moqueca 2025, com o chef Val Carvalho levando o troféu Dendê de Ouro.

O segundo lugar ficou com a receita Coração da Bahia, do restaurante Oásis D’Moura, de Santo Antônio de Jesus, nos Caminhos do Jiquiriçá; e o terceiro colocado foi o prato Filé de Pitu, do restaurante Dona da Praia, de Subaúma (Entre Rios), na Costa dos Coqueiros. A competição, promovida por meio de parceria da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com empresa Food Hub e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), visa fomentar o turismo gastronômico baiano e abrir novas oportunidade de negócios para os participantes.
 
“Sou filho de baiana de acarajé e aprendi a cozinhar dentro de casa. Trabalhei nos maiores hotéis de Salvador, como ajudante e cozinheiro. Depois, fiz uma capacitação, e há dez anos montei um projeto próprio, que foi o restaurante. Ganhar esse prêmio é uma coisa inenarrável, fruto de um trabalho árduo. Vou colocar outdoor na cidade para divulgar que a melhor moqueca da Bahia é de Juazeiro”, comemorou o chef campeão Val Carvalho.
 
“O Concurso da Moqueca chegou à 3ª edição consolidado como atração do calendário do turismo gastronômico brasileiro. Ter as 13 zonas turísticas representadas mostra a diversidade da culinária baiana, que tanto atrai visitantes do Brasil e do mundo. O Governo do Estado cumpre o seu papel, de incentivar a realização de eventos que contribuem para o fortalecimento das atividades turísticas, reforçando a liderança nacional da Bahia no setor”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
 
O júri foi formado por chefs renomados e jornalistas especializados em gastronomia, incluindo o chef Edinho Engel, do badalado restaurante Amado, na capital baiana, que elogiou a realização da competição. “O concurso é uma forma de fortalecer, de referenciar e divulgar o que a Bahia tem de melhor na gastronomia. Parabéns pela iniciativa. Precisamos de mais eventos como esse”.
 
Para o presidente da Abrasel-BA, Leandro Menezes, “ é um projeto que só faz crescer, nessa forte parceria com a Setur-BA, pela valorização da moqueca, principalmente, entre os jovens, que vinham seguindo uma gastronomia europeia e passaram a acompanhar e participar do concurso”. 
 
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *