25 de novembro de 2025
  • :
  • :

Aulas-show movimentam 1º Festival Gastronômico de Camaçari

Aulas-show movimentam 1º Festival Gastronômico de Camaçari

Dando continuidade às atividades do 1º Festival Gastronômico de Camaçari – Da Terra ao Mar, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo (Setur), realizou a 1ª e 2ª Cozinhas Show nos dias 21 e 22 de novembro. A ação ainda contou com exposição de artesanato e de produtores rurais, que aconteceu no 2º piso do Guarajuba Center, localizado na Alameda Guarajuba Malls, Km 42 da Estrada do Coco (BA-099).

Presente no evento, o prefeito Luiz Caetano falou sobre os esforços da gestão. “Estamos buscando consolidar esse trabalho com todos os segmentos de Camaçari. Governo governa para todos e tem que olhar para o conjunto, para toda a sociedade. E é isso que estamos fazendo aqui, trabalhando para que todos os empreendedores do município se potencializem”, afirmou.

Já o secretário de Turismo, Patrício Oliveira, destacou a importância do festival. “Nosso tema é da terra ao mar, e o ingrediente principal é o quê? O aipim, a mandioca, a macaxeira, é o que define a gente, a nossa culinária nordestina, o jeito baiano, o jeito camaçariense de ser. Foram 22 restaurantes, 22 pequenos, micros, médios e grandes negócios, porque esse festival é um festival democrático, onde todo mundo tem espaço. A importância desse primeiro festival é a democratização da gastronomia também”, ressaltou, lembrando que o evento segue até sábado (29) e contará com premiações de cinco categorias.

Uma das chefs que ministrou aula-show foi a camaçariense, reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho à frente do seu projeto e restaurante Culinária de Terreiro, Solange Borges. “Estou muito feliz porque a gente está aqui juntando várias experiências, vários saberes para poder levar Camaçari para o mundo. Porque nós temos 42 km de praia, nós temos agricultura, nós temos pessoas especializadas nessa cidade e que merecem viver do que produzem”, destacou.

No dia 21, a 1ª aula-show foi com a chef de cozinha e professora de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Mariana Braga, e a segunda com o chef de cozinha do Restaurante Ki-Mukeka, Pedro Oliveira. Já no sábado, dia 22, foram os chefs de cozinha Vinícius Soares e Solange Borges. Nos dois dias ainda houve aula com o professor de turismo e hospitalidade do Senac, Edmilton Lafene, sobre drinks e coquetéis.

Para as aulas-show, o evento contou com a parceria do Senac, e a gerente da unidade de Camaçari, Delma Santana, reforçou o trabalho da instituição na qualificação profissional. “O Senac é referência em gastronomia nacional e internacional, a gente está aqui presente justamente para poder fomentar nas pessoas esse desejo de buscar a qualificação profissional nessa área de gastronomia. Então, o Senac fornece cursos em diversos níveis, desde a gastronomia mais básica ao profissional”, finalizou.

O 1º Festival de Gastronomia de Camaçari é fruto da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Analista e gestora do Projeto de Turismo do Sebrae, Hirlene Pereira destacou a parceria com a Setur. “É fundamental para o desenvolvimento e posicionamento do destino turístico, então, nesse contexto é que nós, no Sebrae, sabemos da importância de uma parceria sólida, consistente e que ela perdure por muito tempo, para que a gente consiga trazer gestão, inovação, mercado e desenvolvimento para a comunidade, para Camaçari”, frisou.

O espaço também foi voltado para expositores, como o do Sítio Gomes. Edgomes da Silva, conhecido como ‘Seo’ Nô, 56 anos, produtor agroecológico certificado pelo Polo Verde, Povos da Mata, e participante do projeto Do Rural à Mesa, afirmou:

“O Senac compra os alimentos produzidos pela comunidade de Monte Gordo através da Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Metropolitana, onde Camaçari ficou no sétimo lugar na produção de produtos orgânicos e agroecológicos da Bahia, no IV Congresso de Agricultura Agroecológica”, disse.

O 1º Festival Gastronômico de Camaçari – Da Terra ao Mar segue até o dia 29 de novembro, com pratos vendidos a preços entre R$ 29 e R$ 79 em 22 restaurantes da sede e da orla. Informações como endereços, pratos e preços de cada estabelecimento participante estão disponíveis no perfil @festivalgatronomicodecamacari, no Instagram, e no site do evento, através do endereço https://festivalcamacari.com.br/#o-festival.

No dia 29 de novembro, os restaurantes que integram a mostra participam de premiação que reconhecerá, por meio de júri popular e técnico, os melhores do festival. As categorias premiadas serão Melhor Restaurante (1º, 2º e 3º lugares) e Melhor Atendimento. A votação acontecerá por QR Code, considerando os itens sabor, com peso de 50% sobre a avaliação geral; apresentação do prato, com 25%; e criatividade e inovação, com os outros 25%.

Fotos: Adeilson Carsan/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *